Internet

Banda larga fixa está disponível em apenas 41,3 % dos domicílios do Maranhão

Evento promove discussões sobre a conexão no estado; "Abrint na Estrada" reúne associados, empresários e provedores regionais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
Evento discute necessidade de expansão das redes de fibra ótica no estado
Evento discute necessidade de expansão das redes de fibra ótica no estado (Reprodução / Internet)

IMPERATRIZ - A Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (ABRINT) realiza nesta terça-feira (26), em Imperatriz (MA), o Abrint na Estrada, evento que reúne associados, empresários e provedores regionais para discutir o cenário de banda larga no Maranhão e no restante do país. De acordo com dados do PNAD 2014 - a última versão disponível -, a banda larga fixa está disponível em apenas 41,3 % dos domicílios do Maranhão.

O conteúdo das palestras também será direcionado ao treinamento dos provedores regionais a respeito de temas comuns no dia-a-dia destes profissionais. Os principais tópicos envolvem tributação em telecomunicações, gestão e boas práticas no planejamento FTTH.

Amanhã os participantes poderão participar de um mini curso sobre o IPv6, que é a versão mais atual do protocolo de Internet. Ele será ministrado por profissionais do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

“Acreditamos muito nos provedores regionais como principais atores na expansão do acesso a banda larga no interior do país. Neste sentido, queremos valorizá-los ainda mais, proporcionando treinamentos e debates sobre o setor. A ABRINT também defende maiores incentivos financeiros, por parte das autoridades públicas, a fim de estimular a instalação de fibra ótica nos pequenos municípios”, explica Erich Rodrigues, presidente da ABRINT.

Esta será a terceira edição do Abrint na Estrada – a primeira foi feita em dezembro do ano passado em Feira de Santana (BA) e a segunda, em janeiro deste ano em Pouso Alegre (MG). A programação completa do evento em Imperatriz está disponível no site.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.