Literatura

Itapary lança livro de crônicas publicadas em O Estado

Lançamento do exemplar, intitulado "Armário de Palavras", ocorreu na noite de sexta-feira no Brisamar Hotel, na Ponta d''Areia; além de escritores, admiradores do escritor também prestigiaram o evento

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
Joaquim durante lançamento do livro de crônicas "Armário de Palavras"
Joaquim durante lançamento do livro de crônicas "Armário de Palavras" (Joaquim Itapary)

Das páginas de O Estado à compilação de textos. Caminho seguido pelo imortal e ocupante da Cadeira nº 4 da Academia Maranhense de Letras (AML), Joaquim Itapary, que lançou – em comemoração aos seus 80 anos de vida - na noite de ontem (22), no Brisamar Hotel (Ponta d´Areia), a sua obra “Armário de Palavras”. O exemplar, dividido em 450 páginas, reúne crônicas do escritor publicadas no periódico do Grupo Mirante de 2000 a 2015.

Além de escritores e outros colegas que acompanharam a carreira de Itapary, também estiveram presentes o presidente do Conselho Deliberativo do Grupo Mirante, Fernando Sarney, a presidente do Grupo Mirante, Tereza Sarney e o colunista Pergentino Holanda. Também esteve presente o diretor de Redação de O Estado, Clóvis Cabalau. Entre a classe de escritores, também estiveram Ceres Fernandes, José Carlos Sousa Silva e outros.

Ao entrar no salão nobre do hotel onde aconteceu o evento, Joaquim Itapary foi aplaudido de pé por todos os presentes. Em seguida, Joaquim Itapary agradeceu aos convidados. “Estou agradecido pela presença de todos. Sinto-me honrado com o prestígio dado pelos amigos e familiares”, disse.

Antes da homenagem, entrevistado por O Estado, Joaquim afirmou que a reunião das crônicas, em uma única obra, nasceu da necessidade de organização de conteúdo do próprio autor. “Como a gente perde as nossas próprias anotações, decidi reunir, numa única obra, o meu trabalho. Nasce de toda a minha visão do cotidiano, da sociedade e resume bem uma carreira”, afirmou.

O presidente do Conselho Deliberativo do Grupo Mirante, Fernando Sarney, parabenizou o escritor Joaquim Itapary pelo lançamento da obra. “É um homem de muito sucesso, de capricho com as palavras e que soube traduzir, em seus textos, o cotidiano por meio de suas crônicas”, afirmou.

O presidente da AML, Benedito Buzar, definiu Itapary como um homem que “soube utilizar a sua intelectualidade”. “Joaquim [ Itapary] é um homem de convicções fortes e que, ao mesmo tempo, aborda com sensibilidade única as particularidades da personalidade do povo e do cidadão comum. Foi um homem que permeou por vários campos do conhecimento, desde história, passando pela geografia”, ressaltou.

Decidi reunir, numa única obra, o meu trabalho. Nasce de toda a minha visão do cotidiano, da sociedade e resume bem uma carreira”Joaquim Itapary

Relembre – Esta não foi a primeira vez que o escritor, natural da cidade maranhense de São Bento (MA), relembra suas crônicas publicadas em O Estado. Antes de "Armário de Palavras", o cronista publicou, em 2000, o livro “Sob o Sol” com artigos escritos de 1993 a 2000.

Para "Armário de Palavras", Itapary contou com as colaborações de escritores, como Salomão Rovêdo, Aurora da Graça Almeida e Arlete Nogueira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.