Chorões

Dia Nacional do Choro será lembrado em dois eventos em SL

Dois eventos marcarão a data, celebrada dia 23 de abril por ocasião do aniversário de Pixinguinha; o primeiro será nesta sexta na Praia Grande e o outro, no sábado, no São Luís Shopping

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
(Pixinguinha)

Dois eventos prometem marcar o Dia Nacional do Choro, celebrado sábado, dia 23 de abril, data de nascimento de um dos maiores compositores brasileiros, Alfredo da Rocha Vianna Filho, o Pixinguinha.

Nesta sexta-feira, 22, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, a partir das 18h, instrumentistas, grupos de choro e artistas convidados se apresentam em uma programação organizada pela Escola de Música do Maranhão Lilah Lisboa (Emem), com entrada gratuita. No sábado, dia 23, o São Luís Shopping abre espaço para o gênero, a partir das 12h, na Praça de Alimentação do piso 2.

Na programação do Odylo Costa, filho, promovida pelo Governo do Estado, será homenageado o músico maranhense Roque Costa Filho, o Roquinho, 64 anos, multi-instrumentista e amante das cordas, toca violão, cavaquinho, banjo, guitarra e outros instrumentos. Ele participou dos grupos Vou Livre, Som 7, Os Fantoches, Grupo 1X0 (grupo de Choro) e há mais de 12 anos toca no Grupo Amigos do Samba.

“Nossa homenagem a Roquinho é pela sua virtuosidade e talento, sua carreira identificada com o gênero, capaz de tocar com vários artistas de diferentes estilos”, ressaltou o professor da Emem, Raimundo Luiz, do grupo Instrumental Pixinguinha.

Deverão se apresentar os grupos Instrumental Pixinguinha, da Escola de Música do Maranhão, Tira Teima, Chorando Calado, Cinco Companheiros e vários artistas maranhenses. No repertório, clássicos de nomes do choro como Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Villa Lobos, Altamiro Carrilho, Waldir Teixeira, entre outros gênios brasileiros.

Neste sábado, 23, no São Luís Shopping, sobem ao palco Trio Feitiço da Ilha e Chico Nô, Flor Duarte e Suellen Almeida, Regional Deu Branco, Grupo Urubu Malandro, Instrumental Pixinguinha. Eles se apresentam a partir de 12h.

Às 18h, se apresentam Conjunto Cinco Companheiros, Quinteto Bom Tom e Ana Cláudia, Regional Camisa de Bolso, Trítono Trio, Danuzio Lima, Regional Tira Teima.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.