Hospital da Criança

Família denuncia morte de bebê após contrair meningite

De acordo com pessoas próximas à vítima, doença teria sido contraída após paciente dar entrada com sintoma de febre no Hospital da Criança

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
Família denuncia que criança teria contraído meningite no Hospital da Criança
Família denuncia que criança teria contraído meningite no Hospital da Criança (hospital da criança )

SÃO LUÍS - Familiares de Levi Pietro, de cinco meses de idade e que veio a óbito nesta segunda-feira,18, por volta do meio-dia, denunciam que a criança faleceu por ter contraído meningite, após dar entrada no Hospital da Criança - unidade de saúde pertencente à rede pública de São Luís. Ainda de acordo com a família, a possível causa da morte do paciente foi comprovada em certidão de óbito.

Ontem, às 16h, aconteceu o enterro da criança no cemitério Jardim da Paz, em São José de Ribamar. O sentimento de pessoas próximas da família era de revolta, “ por negligência do poder público". De acordo com o tio César Pinheiro Lopes, Levi deu entrada domingo,17, no Hospital da Criança, por volta das 22h, com o sintoma único de febre. “ Como está ocorrendo muita infecção neste período, os pais acharam por bem leva-lo para o hospital”, disse.

Ainda segundo ele, a criança foi atendida e permaneceu em observação até o início da manhã do dia seguinte. “ Foi aplicada dipirona na veia e o meu sobrinho melhorou bastante”, relatou. Às 6h de segunda-feira,18, a família recebeu a informação de uma funcionária do hospital (que não foi identificada) que Levi ficou em observação em uma das enfermarias da unidade que abrigava crianças com meningite. “ Ela [funcionária] disse que era o jeito fazer isso por causa da reforma na unidade de saúde, que não tem espaço. Como é que você coloca uma criança num local que tem outras com meningite" indagou..

Após constatar que a criança poderia ter sido acometida pela meningite, a família decidiu retirar, sem autorização médica, Levi do Hospital da Criança. “ O Levi foi para casa aparentemente bem”, informou César Lopes. Cinco horas após sair da unidade de saúde municipal, a criança voltou a passar mal. “ Levi teve novamente febre, muito mais violenta, e começou a ficar roxo”, disse. A criança ainda foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vinhais, no entanto, chegou à unidade sem os sinais vitais. Depois de constatada a morte, o corpo da criança foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), onde foi constatado que Levi Pietro faleceu vítima de “meningite fulminante”.

Resposta

O Estado esteve no Hospital da Criança, na tarde de ontem. Uma das funcionárias do setor administrativo, que não quis revelar o nome, disse que somente a assessoria do Município daria informações sobre o caso. Até o fechamento desta edição, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís não emitiu parecer sobre o assunto.

Mais

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a meningite é a inflamação das meninges, membranas que revestem o cérebro e outras estruturas do sistema nervoso central. Segundo especialistas, esta inflamação pode ser causada por agentes químicos, físicos e principalmente infecciosos, como bactérias, vírus, fungos e protozoários.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.