Imunização

Vacina contra o HPV está disponível nos postos de saúde

Procura por imunização ainda é baixa na rede municipal de saúde; devem ser vacinadas crianças e adolescentes de 9 a 13 anos de idade

O Estadoma.com, com informações de assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
(Vacina contra HPV)

A vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV) está disponível nos postos de saúde de São Luís, mas a procura ainda é baixa, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). A imunização faz parte do calendário vacinal do município e está disponível durante todo o ano. Devem ser vacinadas crianças e adolescentes do sexo feminino de 9 a 13 anos.

A Semus alerta a população quanto à procura pela vacina contra o HPV, ressaltando que adolescentes que tomaram a primeira dose devem completar o esquema vacinal. Em 2016, a meta é vacinar pelo menos 80% da população alvo, incluindo a primeira e a segunda doses. De acordo com a diretora da Divisão de Imunização da Semus, Doralina Marques de Almeida, é fundamental que as meninas tomem as duas doses para a imunização completa contra o vírus. "A vacina contra o HPV é segura, gratuita e tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus", explica.

O esquema completo de vacinação é composto de duas doses. O Ministério da Saúde disponibiliza a vacina Quadrivalente Papilomavírus Humano (recombinante) composta pelos tipos HPV 6, 11, 16 e 18. Estudos demonstram que a eficácia da vacina para as lesões intraepiteliais cervicais de alto grau associadas ao HPV 16 é de 96% e para as lesões associadas ao HPV 18 em meninas sem contato prévio com HPV é de 90%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.