Natação

Denise Araújo fará palestra no Congresso Brasileiro de Natação

Maranhense será presença marcante no evento, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo

Evandro Jr. De O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
Denise Araújo falará sobre as perspectivas para profissionais da área/Divulgação
Denise Araújo falará sobre as perspectivas para profissionais da área/Divulgação (Denise Araújo)

Uma das referências em natação infantil no Brasil, a maranhense Denise Araújo será uma das palestrantes do VIII Congresso Brasileiro de Natação Infantil, evento que será realizado de hoje a domingo, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, organizado pelo Instituto de Natação Infantil (Inati).
Ao lado de autoridades no assunto, entre brasileiros e estrangeiros, a professora falará sobre o tema “Profissional de natação infantil: considerações e perspectivas”. Fabrício Madureira (USP), Jurema Teixeira (PUC), André Soares Trindade (SP), Ernani Xavier Filho (PR), Paulo Poli (SC) e Magdalena Sanz (Argentina) são alguns dos palestrantes que também participarão dos debates.
De acordo com Denise Araújo, no Maranhão a demanda por profissionais de Educação Física no geral é crescente, tendo em vista não somente o aumento de academias, escolas de natação e afins, mas também de condomínios residenciais, hotéis, entre outros exemplos, os quais são dotados de piscinas e academias.

Campos
A Educação Física trabalha tanto no campo da licenciatura como do bacharelado. O licenciado pode atuar somente como professor no ensino fundamental e médio ou realizar pesquisas na área científica. Já o bacharel tem um campo de atuação muito mais extenso, atuando na ginástica, natação, musculação, hidroginástica, personal training, técnico em esportes, etc. Ele tem de ter conhecimentos para treinar vários ou poucos atletas, em práticas físicas esportivas.
No Maranhão, segundo a professora, os cursos de bacharelado estão começando e não há turmas formadas ainda. Em São Paulo, por exemplo, existem mais de 150. “Nesse evento, iremos tratar, entre outros, de assuntos que dizem respeito a essa qualificação profissional. Vamos tratar sobre metodologia, formação, linguagens padrões, entre outras coisas”, adiantou.

Carta
Ao término do evento, será elaborada a “Carta de Recomendações”, com as orientações principais discutidas. “Já elaboramos outras, com os mais diversos enfoques, a exemplo da segurança nas piscinas, afogamento, competições, entre outros”, finalizou. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.