Conscientização

Crianças autistas participam de atividades de socialização

Evento foi realizado nesta sexta-feira pela Associação dos Amigos Autistas do Maranhão (AMA-MA) em alusão ao Dia do Autismo, comemorado neste sábado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49

Neste sábado é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Em alusão à data, a Associação dos Amigos Autistas do Maranhão (AMA-MA) realizou ontem um momento de lazer e diversão para crianças que têm essa síndrome.

O evento aconteceu no Valparaíso Acqua Park, no município de Paço do Lumiar (Região Metropolitana de São Luís) reunindo diversas crianças e seus pais, que participaram de atividades de descontração e, principalmente, interação social.

De acordo com o vice-presidente da AMA-MA, Cláudio Veiga, a ação foi importante, pois fez com que as famílias trocassem experiências e permitiu que as crianças autistas tivessem contato com outros ambientes, o que ajuda no desenvolvimento delas.

“O autismo é uma síndrome que faz com que as crianças fiquem reclusas e as famílias sofrem com isso. Com esse momento, todos se distraem em um momento de lazer”, disse Veiga, que tem um filho autista de 14 anos de idade.

Dauriene Amaral e Adeílton Coelho tem um filho de 3 anos que é autista. Eles descobriram recentemente que o pequeno Felipe Luis tem a síndrome e estão confiantes no desenvolvimento do filho. “A rotina mudou. Ele começou a estudar, está fazendo tratamento e daqui para frente ele vai melhorar”, disse Adeílton Coelho.

Conscientização

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, ou simplesmente Dia Mundial do Autismo, é celebrado em 2 de Abril. A data serve para ajudar a conscientizar a população mundial sobre o autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre a doença, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.

No Brasil, estima-se que hoje existam 2 milhões de pessoas com o problema. No país, o Dia Mundial do Autismo é celebrado com palestras e eventos públicos que acontecem por várias cidades brasileiras. O objetivo é ajudar a conscientizar e informar as pessoas sobre o que é autismo e como lidar com a doença.

Os sintomas do autismo são: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, por exemplo. No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.

Mais

Na manhã de hoje, o Grupo Família Azul também realizará um ato público em frente à Biblioteca Benedito Leite, na Praça Deodoro, em alusão à data. Durante a atividade, serão distribuídos materiais informativos para a população sobre o autismo, que ainda é desconhecido para muitas pessoas. Além disso, também será feito um momento de lazer e recreação para as crianças autistas.

Frase

“Esse momento proporciona uma interação social para que haja troca de experiências entre as famílias”

Cláudio Veiga

Vice-presidente da AMA-MA

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.