Transporte coletivo

Protesto marcado para hoje vai contestar aumento de tarifa

Manifestação contra aumento da passagem de ônibus, marcada para as 16h, na Praça Deodoro, está sendo divulgada por redes sociais

O Estadoma.com

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
Tarifas do transporte coletivo foram reajustadas na última sexta-feira
Tarifas do transporte coletivo foram reajustadas na última sexta-feira (bilhetagem eletrônica)

As redes sociais estão sendo utilizadas como canal de mobilização para o protesto contra o aumento no preço das tarifas do transporte coletivo, em São Luís, que passou a vigorar na última sexta-feira. A mobilização está marcada para as 16h de hoje (28), na Praça Deodoro. Um dos articuladores do movimento é a seccional Maranhão da Assembleia Nacional dos Estudantes Livres (ANEL), entidade que existe desde 2009.

No post compartilhado no Facebook, a entidade convoca os usuários do transporte coletivo a participar da mobilização, justificando que o aumento das tarifas não condiz com a situação da frota de ônibus da capital. "Diante deste quadro inaceitável, o que se observa são frotas de ônibus, em sua maioria, sucateadas, antigas, que não oferecem segurança aos passageiros e rodoviários, que não possuem acessibilidade para as pessoas com deficiência, além de serem desproporcionais ao contingente de usuários, gerando as superlotações", destaca a postagem.

A entidade também questiona o Sindicato das Empresas de Transporte (SET) a abrir suas contas para a população. "As empresas alegam o tempo todo que não estão lucrando, que estão operando no vermelho, e, por isso, precisam aumentar o valor da tarifa para poderem prestar um serviço melhor para os usuários. Mas se, de fato, estão tendo prejuízo, então por que não abrem as contas do SET pra população ter acesso? Por que não entregam o sistema de transporte pra uma empresa municipal que seja controlada pelos usuários?", questiona a entidade.

Confira nota da ANEL na íntegra aqui.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.