Saúde

Confirmados 53 casos de microcefalia no MA

Números foram divulgados com base em levantamento do órgão e são compatíveis com o relatório divulgado, no dia 21 deste mês, pela SES

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
Medição da cabeça de criança pode apontar suspeita de microcefelia
Medição da cabeça de criança pode apontar suspeita de microcefelia (Medição na cabeça de criança pode apontar suspeita de microcefalia)

O Ministério da Saúde (MS) informou, por meio de relatório divulgado em seu site oficial, que o Maranhão tem 53 casos confirmados de microcefalia. O Estado é o sétimo da Região Nordeste na estatística, ficando atrás de Pernambuco (268), Bahia (170), Paraíba (91), Rio Grande do Norte (81), Ceará (68) e Piauí (62).

A quantidade de casos confirmados da enfermidade e revelada pelo MS é compatível com o levantamento, divulgado no dia 21 deste mês pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). De acordo com o MS, o Maranhão possui 146 notificações de microcefalia em seu território. Nos últimos meses, ainda segundo o Governo Federal, outros 31 casos foram descartados.

A SES confirmou ainda, esta semana, que cinco óbitos – de dezembro do ano passado a março deste ano em diferentes cidades do Maranhão e, possivelmente, relacionados à microcefalia - estão sob investigação. Os casos mais recentes de mortes foram registrados no início deste mês em São Luís, Tutóia e Serrano do Maranhão.

Além do Maranhão, o MS confirmou a circulação do vírus zika – causador da microcefalia – em outros 22 estados da federação. Em todo o país, segundo a pasta, foram confirmados 907 casos de microcefalia.

O MS recomenda que as gestantes adotem medidas para minimizar as chances de circulação do mosquito Aedes aegypti, por meio da eliminação de criadouros, além do uso de repelentes. A pasta informou ainda que os casos de microcefalia e suas possíveis relações com o vírus zika e outras infecções congênitas são investigados por meio de exames laboratoriais.

Cidades

A SES informou também que os municípios que apresentaram casos confirmados de microcefalia no estado, foram: Anapurus (1), Apicum-Açu (1), Axixá (1), Barra do Corda (2), Chapadinha (1), Coelho Neto (1), Colinas (1), Coroatá (1), Dom Pedro (1), Fortaleza dos Nogueiras (1), Grajaú (2), Lagoa Grande do Maranhão (1), Mata Roma (2), Miranda do Norte (1), Paço do Lumiar (4), Paraibano (1), Pindaré-Mirim (1), Presidente Dutra (2), Presidente Vargas (1), Santo Antônio dos Lopes (1), São Domingos do Azeitão (1), São José de Ribamar (1), São Luís (15), Timon (5), Trizidela do Vale (1), Urbano Santos (1) e Vargem Grande (2).

Mais

O Governo do Maranhão inaugurou o Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar), que dará assistência a pacientes com microcefalia. A nova unidade funciona no primeiro andar do prédio da antiga maternidade Benedito Leite, na rua das Cajazeiras, Centro, em São Luís. Os telefones da unidade são (98)3232-6635 e (98) 3232-6566.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.