Assaltos

‘Arrastão’ em paradas de ônibus é a nova modalidade de assalto

Quem precisa esperar coletivo em alguns pontos da cidade, como Jardim Eldorado e Monte Castelo, tem de contar com a sorte para não ser alvo de criminosos em motos, que agem nesse locais e assaltam a todos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50
Parada do IFMA, no Monte Castelo, já foi alvo de arrastões
Parada do IFMA, no Monte Castelo, já foi alvo de arrastões (Parada)

SÃO LUÍS - Na manhã de ontem, um grupo de passageiros que esperava o ônibus Recanto Fialho, na parada da esquina da Rua Timon, com a Rua Retiro Natal, no bairro Jardim Eldorado, foi surpreendido por um bando, pilotando motocicletas, que levou aparelhos celulares, bolsas e demais pertences dos passageiros. A situação, segundo a funcionária de um comércio que fica próximo ao local, e que pediu para não ser identificada, é bem mais comum do que se imagina. Até o momento, nada foi feito pelas autoridades para tentar solucioná-la.

Natiele Torres, que esperava o ônibus na mesma parada na tarde de ontem, também conhece a “fama” do local, principalmente porque sua irmã já foi assaltada ali mesmo, há não menos de dois meses. Ela só ainda não sabia do “arrastão” que ocorrera pela ma­nhã. “Aqui tem assalto direto, e o ônibus ainda demora”, ressaltou a estudante.

O único ônibus que passa pelo local é o que faz a linha Recanto Fialho e, segundo os passageiros, ele passa a cada meia hora. “Dá tempo de os bandidos roubarem, até porque, não tem para onde correr”, afirmou a estudante Jéssica Amaral.

Semelhança
Em outro ponto da cidade, a situação é semelhante. Os passageiros que ficam na parada em frente ao Instituto Federal do Maranhão (IFMA), no Monte Castelo, também são alvo constante de assaltos. A estudante do segundo ano do curso integrado de informática, Débora Rodrigues, relatou que os assaltos são diários na parada, e da mesma forma que no Jardim Eldorado os bandidos chegam e fazem um verdadeiro arrastão, como já registrado este ano, ou então agem mais sorrateiros, abordando as vítimas individualmente. “Tem de fazer alguma coisa para parar isso”, pediu a estudante.

Para tentar melhorar a situação, até mesmo o grêmio estudantil do IFMA apelou para a polícia e dois policiais foram colocados realizan­do rondas na região. Mesmo assim, ainda não é o suficiente.

Outras paradas na mesma área também sofrem com o problema, como, por exemplo, a que fica em frente a um prédio abandonado no Monte Castelo e ao Hospital Nina Rodrigues. Nesses pontos, a situação é mais crítica durante a noite.

Dentro dos ônibus
Fevereiro de 2016 teve 21 assaltos a coletivos contabilizados pelo Sindicato dos Rodoviários do Maranhão. Os números são menores com relação ao mesmo período de 2015, quando houve 29 assaltos, em 28 dias. Em janei­ro deste ano, foram 66 assaltos a ônibus, enquanto em janei­ro de 2015 foram 43. Em 2015, foram no total 657 assaltos.

Locais com maior índice de assaltos são os mesmos: Avenida Jerônimo de Albuquerque (nas proximidades do Hospital São Domingos), Avenida Getulio Vargas (entre o Canto da Fabril e o Hospital Aldenora Belo), BR-135 (altura da Vila Funil) e avenidas Castelo Branco, Daniel de La Touche e dos Franceses.

SAIBA MAIS

No início da semana passada, um motorista foi baleado no pescoço na estrada que dá acesso ao município de São José de Ribamar. Segundo a direção do Sttrema e com base em informações da Polícia Militar (PM), a vítima foi encaminhada no mesmo dia para o Hospital Socorrão II, onde recebeu atendimento inicial. Em seguida, foi transferida para um hospital particular, na Avenida Kennedy, onde segue internada e com o quadro clínico estável.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.