Problemas

Ruas do centro da capital estão quase intrafegáveis

Quem reclama indica um fator que pode ser a “razão de todos os males”: a qualidade do asfalto; situação de algumas vias chega a assustar turistas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50

Se no período seco condutores de veículos e pedestres reclamam da grande quantidade de buracos em ruas e avenidas de São Luís, no período chuvoso a grita é maior ainda. A água da chuva, somada ao vaivém de veículos, desgasta o material asfáltico e origina verdadeiras crateras no caminho. O problema tomou conta da região metropolitana e chega a “assustar” turistas.

Quem reclama, além de culpar diretamente a Prefeitura, por se descuidar dos reparos, indica um fator que pode ser a “razão de todos os males”: a qualidade do asfalto. Ontem, na área próxima ao Mercado Central, no centro de São Luís, condutores de veículos chegaram a perder a paciência por causa dos buracos, que transformaram a paisagem daquela área. Eles estão por toda parte e alguns trechos, se nada for feito, se tornarão intrafegáveis, como é o caso da Rua do Mocambo, pela qual muitos já evitam passar.

Na Rua Antônio Rayol o trânsito é sempre lento e segundo César Marques Oliveira, que atende em uma loja especializada em venda de óculos, não adianta reclamar. “Os buracos dominam esta área e há um ano que vivemos este martírio. Basta olhar e ver a situação que esta área da cidade se encontra, sendo isso uma vergonha. Os políticos só ajeitam quando há um interesse por trás, ou seja, em período eleitoral. Depois, nos dão as costas”, criticou.

Edvaldo Penha, vendedor na Casa Freitas, acredita que o “x” da questão é a péssima qualidade do material usado para a fabricação do asfalto. Prova disso é que rapidamente ele se deteriora, abrindo espaço para as deformações. “Acredito que a Prefeitura faz isso de propósito, pois em algum momento vai precisar refazer para mostrar serviço”, indignou-se.

Tamanhos e profundidades
Buracos de todos os tamanhos e profundidades estão espalhados em praticamente todos os bairros da capital maranhense. O noticiário televisivo, os jornais impressos, rádios e outros veículos de comunicação poderiam escrever infinitas pautas concernentes a esse assunto. Os turistas que de­sembarcam na cidade chegam a se assustar com o sacolejo dos carros e ônibus.

“Tive aqui há alguns anos, mas desta vez me surpreendi bastante com o estado das avenidas e ruas de São Luís. Achei muito estranho, porque onde eu moro não é assim. Acredito que as autoridades precisam fazer algo urgente para proporcionar um pouco mais de conforto para a população”, sugeriu a estudante universitária gaúcha Mayana Rabelo.

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informou, em nota, que as ruas já foram vistoriadas por uma equipe técnica da secretaria e foram incluídas na programação de serviços a serem executados conforme cronograma

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.