Oportunidade

Salão Latino-Americano de Humor inscreve até o dia 15 de março

Evento acontecerá de 18 de abril a 20 de maio, em São Paulo; os trabalhos deverão ser criados a partir do tema “Sons da América Latina”

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50

As inscrições para o 1º Salão Latino-Americano de Humor estão abertas e poderão ser realizadas até o dia 15 de março, exclusivamente pelo site do evento (www.salaolatinoamericanodehumor.com). O evento, realizado pelo Memorial da América Latina com o apoio da Associação dos Cartunistas do Brasil e do Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil, ocorrerá de 18 de abril a 20 de maio em São Paulo. O evento reunirá trabalhos de desenhistas de humor gráfico (cartuns e caricaturas), profissionais ou não, sobre o tema “Sons da América Latina”.

Cada artista poderá inscrever até três trabalhos. Os desenhos não precisam ser inéditos, porém não podem já ter sido premiados em outro evento. Cartunistas de mais de 20 países já se inscreveram até o momento, provenientes de países como Rússia, Irã, China, Itália, Colômbia, México, França, Argentina, Indonésia dentre outros.

O diferencial de outros salões pelo mundo é que, neste, os próprios finalistas da competição vão indicar o vencedor. No total, 150 trabalhos serão selecionados por um júri capacitado para a exposição.

Os próprios participantes selecionados para a exposição é que votarão e elegerão o melhor cartum ou caricatura do Salão, que receberá uma premiação no valor de R$ 12 mil. A votação será aberta e feita por e-mail. Não será permitido o voto do autor no próprio desenho. Essa é uma experiência inédita nos salões de humor.

O júri de seleção será composto por Ana Von Rebeur (cartunista/jornalista argentina e presidente da Federação Mundial de Cartunistas - Argentina), Arturo Kemchs (cartunista e presidente da União Latinoamericana de Humor Gráfico - México), professora Sonia Bibe Luyten (jornalista, escritora e doutora em comunicação pela USP, onde criou o primeiro curso de quadrinhos em universidade no mundo, na ECA nos anos 70) e Luís Avelima (escritor, compositor, poeta, jornalista e diretor do memorial da América Latina). Além desses quatro, os cartunistas brasileiros Jal e Gualberto também participarão do júri de seleção.

Evento - O Salão Latino-Americano de Humor tem como objetivo desenvolver temas relacionados à música, esporte, literatura, turismo e cultura em geral.

A primeira edição trará painéis cheios de cores, traços e humores sobre o Tango, a Rumba, o Samba, o Bolero, a Bossa Nova, entre outros ritmos musicais, e seus grandes intérpretes e compositores. A curadoria é de José Alberto Lovetro (JAL), com direção de Gualberto Costa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.