Manifestação

Ferrovia Carajás volta a operar, depois de ato de protesto

Movimento integrou a Jornada Nacional de Lutas das Mulheres; Vale, em nota, repudiou protesto

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50
Trem da Vale: quem comprou bilhete pode remarcar na quarta, 9
Trem da Vale: quem comprou bilhete pode remarcar na quarta, 9 (trem da Vale)

Uma manifestação promovida pelo MST Mulheres interrompeu as operações de carga e passageiros da Estrada de Ferro Carajás (EFC), durante a manhã de ontem. Manifestantes ocuparam a linha do trem no Km 184 da ferrovia, próximo ao município de Igarapé do Meio (MA). As atividades foram retomadas no início da tarde.

A mobilização impediu que o trem de passageiros partisse às 8h da Estação de São Luís com destino a Parauapebas e foi uma atividade da Jornada Nacional de Lutas das Mulheres, que tem como um dos temas o massacre de Carajás, que, em 2016, completa 20 anos. No episódio, 19 sem-terra morreram em confronto com a Polícia Militar no município de Eldorado dos Carajás, Pará. Um grupo estava acampado, quando decidiu fazer uma marcha em protesto contra a demora da desapropriação de terras e a Polícia foi chamada.

Com a manifestação de ontem, cerca de três mil pessoas que utilizam o serviço deixaram de viajar.As viagens de ontem e hoje foram canceladas. Além disso, a interdição comprometeu ainda o transporte de combustível para municípios da região do sudeste do Pará, sul do Maranhão e centro-norte do Tocantins.

A ferrovia só foi liberada antes do meio-dia e as operações de carga foram normalizadas. Porém, as viagens de passageiros continuaram canceladas. De acordo com a Vale, os passageiros que já haviam comprado seus bilhetes podem ir às estações e pontos de vendas para realizar remarcação a partir de quarta-feira, dia 9, ou solicitar reembolso a partir de sexta-feira, dia 11.

Nota

Vale repudia ato de invasão

- A Vale informa que a Estrada de Ferro Carajás (EFC) foi liberada pelos manifestantes no trecho do Km 184, próximo ao município de Igarapé do Meio (MA). Com isso, as operações de carga estão normalizadas. Contudo, a manifestação promovida pelo MST Mulheres, que bloqueou a ferrovia no início da manhã, impediu que o Trem de Passageiros partisse hoje (ontem) às 8h da Estação de São Luís com destino à Parauapebas. Cerca de três mil pessoas que utilizam o serviço deixaram de viajar.

- A Vale repudia qualquer ato de invasão da Estrada de Ferro Carajás, que impede o direito de ir e vir de toda comunidade, e informa que já adotou as medidas judiciais cabíveis.
Os passageiros que já haviam comprado seus bilhetes podem ir às estações e pontos de vendas para realizar remarcação a partir de quarta-feira, 9, ou solicitar reembolso a partir de sexta-feira, 11. Os usuários do Trem de Passageiros que desejarem obter mais informações, os contatos podem ser feitos por meio do Alô Ferrovias (0800 285 7000).

Saiba Mais

Estrada de ferro tem 892 Km

A Estrada de Ferro Carajás tem 892 quilômetros de extensão, ligando a maior mina de minério de ferro a céu aberto do mundo, em Carajás, no sudeste do Pará, ao Porto de Ponta da Madeira, em São Luís (MA). Por seus trilhos, são transportados 120 milhões de toneladas de carga e 350 mil passageiros por ano. Circulam cerca de 35 composições simultaneamente, entre os quais um dos maiores trens de carga em operação regular do mundo, com 330 vagões e 3,3 quilômetros de extensão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.