Na conta

651 famílias não sacam benefício do Bolsa Família em Imperatriz

A maioria dos beneficiários com dinheiro em conta não sabe que voltou a receber o benefício após atualização cadastral, ou que já foi incluído no programa; famílias devem procurar os CRAs ou entrar em contato com a Caixa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50
Beneficiários Bolsa Família em Imperatriz correm o risco de ter o benefício devolvido
Beneficiários Bolsa Família em Imperatriz correm o risco de ter o benefício devolvido (bolsa)

Imperatriz - Beneficiários Bolsa Família em Imperatriz correm o risco de ter o benefício devolvido ao Governo Federal devido à falta de saque do recurso. A informação é da própria instituição financeira que comanda a transferência de valores, a Caixa Econômica Federal, e do coordenador geral do programa, Junison Souza.
Segundo o coordenador do PBF, 651 famílias não efetuaram o saque no período de três meses e não procuraram informações nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Agora, esses beneficiários deverão correr contra o tempo para garantir o recurso. A orientação é procurar o mais rápido possível um CRAS para consultar a lista ou entrar em contato com a Caixa por meio do 0800 726 0207.

Vale esclarecer que estão nessa situação as famílias que sofreram reversão do benefício - os casos em que as famílias deixam de fazer atualização cadastral, saem do programa e, após atualização, volta a ter perfil para receber o beneficio. Além disso, tem as novas inclusões que ficam aguardando aceite do PBF.
“Mês a mês é feita uma seleção automática das novas inclusões para recebimento do beneficio, assim como a atualização das famílias. Porém, até que a família seja comunicada via correspondência, esse beneficio já está acumulado em conta. E em muitos casos as famílias não atualizam o endereço e deixam de receber o comunicado. Por isso gera essa problemática”, explicou Junison Souza.

Ele informou ainda que, para esses casos específicos, as famílias são previamente comunicadas no ato do atendimento presencial, sendo orientadas a buscar informação no CRAS a cada 30 dias, mas que não agem conforme as recomendações. “O beneficiário é orientado a ficar atento para a liberação do seu beneficio, sempre buscando informações no atendimento do CRAS. Seguindo esse protocolo evita toda essa confusão”, enfatizou Junison Souza. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.