Terceirizados

Remuneração de trabalhadores atrasa no Ciops

De acordo com prestadores de serviços do Ciops e Disque-Denúncia, remuneração referente a dezembro de 2015 foi quitada no início deste mês

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50

Funcionários terceirizados do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) e do Disque-Denúncia, serviços ligados à ad­ministração da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão (SSP), alegam que estão com os salários atrasados. De acordo com alguns prestadores de serviços, o salário referente ao mês de dezembro do ano passado foi quitado apenas no dia 4 deste mês. O pagamento do mês de janeiro ainda não foi repassado.

Além da irregularidade no pagamento, segundo uma funcionária que presta serviço desde 2013 para o Ciops e que preferiu não ser identificada, o plano de saúde foi suspenso. “A gente tinha, até o fim do ano passado, um plano de saú­de. Depois, mudaram para outra empresa. E aí neste mês estão nos informando que vão cortar este plano em definitivo”.

Ainda segundo ela, algumas pessoas que prestam serviços no Ciops como teleatendentes estão impossibilitadas de comparecer, regularmente, no local de trabalho por causa de dificuldades financeiras. “No meu caso, ainda consigo ir de forma regular. No entanto, tenho algumas colegas que não conseguem mais vir à Central, pois não conseguem se deslocar para cá, já que não têm como ar­car com o pagamento das passagens de ônibus”, disse a funcionária.

Ela também confirmou que, entre alguns profissionais lotados no Disque-Denúncia e no Ciops, já há uma articulação para que seja suspensa, por alguns dias, a prestação de serviço. “Isso ainda não foi feito na prática, pois muita gen­te teme ser demitida”, afirmou. A funcionária confirmou também que já sofreu ameaças de pessoas “hierarquicamente superiores” de retirada do quadro dos servidores. “Já fui até ameaçada de demissão”, confirmou.

Procurada por O Estado, a assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP) informou que os valores relativos aos funcionários estão sendo devidamente repassados. Quanto a planos de saúde, de acordo com a SSP, o serviço não é oferecido pela Secretaria.

SAIBA MAIS
Ministério Público do Trabalho

Até o momento, de acordo com outros funcionários do Ciops e do Disque-Denúncia, o atraso dos salários ainda não foi informado ao Ministério Público do Trabalho. Servidores demitidos do Ciops e Disque-Denúncia, no fim do ano passado, entraram na Justiça para receber valores em débito referentes a rescisões contratuais não-quitadas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.