Produção agrícola

Cadeias produtivas são debatidas no interior

Representantes de instituições foram aos municípios de Codó, Santa Quitéria, São Benedito do Rio Preto e Bacabal dar palestras para produtores rurais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50
(Pronatec)

Codó

Uma comitiva liderada pelo presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema), Raimundo Coelho, e pelo superintendente do Senar-MA, Luiz Figueiredo, reuniu-se com produtores rurais de Codó, Santa Quitéria, São Benedito do Rio Preto e Bacabal esta semana. O objetivo da visita a esses municípios foi integrar o segmento rural produtivo às ações desenvolvidas por essas instituições, entre elas os projetos Exportação do Boi em Pé, ABC Cerrado, e Cadastramento Ambiental Rural (CAR).

Em Codó, a equipe realizou palestras sobre assuntos de interesse do produtor rural, como a exportação do boi em pé – assunto recorrente no meio produtivo, que vem sendo aplicado pelo assessor técnico do Senar, César Viana, nas diversas regiões do estado, com o intuito de mobilizar os produtores de carne para a audiência pública a ser realizada no próximo dia 3, na Assembleia Legislativa.

Além desse tema, os produtores e demais presentes participaram do segundo seminário com o palestrante Luiz Figueiredo, que tratou sobre o programa ABC Cerrado – que objetiva estimular produtores rurais e técnicos a participarem do cadastro de capacitação.

O evento reuniu os presidentes de sindicatos dos produtores rurais de Caxias, Benedito Moura; de Codó, Almir Sampaio Silva; e de Peritoró, Severino Antônio Moura de Araújo. Também esteve presente o deputado estadual César Pires.

Santa Quitéria
Os gestores do sistema Faema/ Senar visitaram, em Santa Quitéria, turmas de treinandos que participam de capacitações realizadas em parceria pelo Senar/ Pronatec e Sindicato dos Produtores Rurais. Em Bacabal foram discutidos os mesmos temas. A agenda encerrou em São Benedito do Rio Preto, quando foi realizado evento para a certificação de alunos dos cursos de avicultor, suinocultor, mandiocultor e horticultor do Pronatec, em parceria com o Senar e a prefeitura.

Para Raimundo Coelho, é importante o momento em que instituições como a Faema, Senar, sindicatos e prefeituras, junto com outras entidades parceiras, comemoram o aprendizado de jovens produtores rurais, além de levar informações diversificadas sobre as ações de Formação Profissional Rural, (FPR), Assistência Técnica e Gerencial, e interagir com os produtores rurais sobre as cadeias produtivas maranhenses.l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.