Movimento

Após pressão de artistas, Farol do Renascença reabre hoje

Programação multicultural foi organizada por artistas marcará reinauguração do espaço

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50
Farol de Educação, no Renascença
Farol de Educação, no Renascença (Farol do Renascença)

O evento Festa no Farol marcará, hoje, das 9h às 21h, a reabertura do Farol da Educação do bairro Renascença. Ocorrerá na Unidade Integrada Renascença (que fica ao lado) e na Rua Grande Oriente (que será interditada). Fechado há vários anos, o espaço, um dos 117 do tipo que existem no Maranhão, vai voltar a funcionar alavancado pela movimentação de artistas, que se uniram e pressionaram o Governo do Estado a reformar e reestruturar o espaço, que se encontrava abandonado.

A situação foi denunciada por O Estado na edição de 21 de janeiro último. A reportagem destacava que o espaço estava servindo como dormitório para sem-teto e espaço para dependentes químicos fazerem uso de entorpecentes.

Após a mobilização nas redes sociais, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) se comprometeu a fazer os reparos necessários e reativar o Farol, que agora passa a se chamar Genoveva Pia, em homenagem à personagem do livro “Tambores de São Luís”, de Josué Montello. O escritor Bruno Azevêdo, que iniciou o movimento, disse que o governo está respondendo à pressão popular.

“Eu via aquele farol abandonado e achava um absurdo. Comecei as provocações nas redes e fiquei surpreso com o tamanho da adesão. Rapidamente, dezenas de pessoas estavam dispostas a ajudar com o que podiam para ocupar o farol. A Seduc reagiu às provocações e prometeu reabrir. Agora a ocupação virou uma festa de reabertura. Mas é importante frisar que a reabertura é fruto da iniciativa popular”, comemorou.

A Festa no Farol vai contar com o trabalho voluntário de dezenas de pessoas. Pela manhã haverá atividades voltadas para o público infantil no pátio da escola, incluindo contação de histórias com o grupo Xama Teatro, performance de Juju Carrapeta, pintura facial, pipoqueiro, sorveteiro, recreação, feira de troca de brinquedos, apresentação do trio de cordas com Thaynara Oliveira e show com a Banda Vagalume.

Programação

Entre as várias ações da festa, haverá a grafitagem do muro da escola. Um concurso fotográfico também está sendo organizado pelo fotógrafo Márcio Vasconcelos. O “Varal fotográfico” vai reunir ensaios com tema livre e premiar os três melhores com livros do catálogo da editora Pitomba e livros independentes. Durante o evento, voluntários se comprometeram a doar livros para o acervo da biblioteca.

Durante todo o dia, a comunidade vai poder fazer oficinas. À tarde, das 13h até as 21h, haverá slackline, um grupo de artistas plásticos pintará o movimento ao vivo, uma grande feira de material independente será montada (com brechós, livros, alimentos e artesanato), haverá apresentação do movimento “O Circo tá na Rua” e uma edição do movimento “Feira grátis da gratidão” (no qual as pessoas são convidadas a levar objetos que não queiram mais e doar).

A programação de shows inclui batucada com o grupo Maratuque Upaon-Açu, o espetáculo Poesia Dub, com Celso Borges e Beto Ehongue, e shows de Núbia Rodrigues e da dupla Criolina. O som mecânico ficará por conta da Kombi Music.

SAIBA MAIS

Fechados
Além do Renascença, a Região Metropolitana de São Luís mantinha Faróis da Educação em funcionamento nos bairros Anjo da Guarda, Bairro de Fátima, Cidade Operária, Filipinho, Vinhais, Maiobão e São José de Ribamar. O principal objetivo deles era estimular a leitura entre crianças, jovens e adultos. Mas atualmente, todos estão fechados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.