Segurança

Uso de tornozeleiras em presos avaliado em Caxias

Integrantes do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança debatem a adoção da medida para condenados em regimes aberto e semiaberto

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50

O Gabinete de Gestão Integrada de Segurança (GGI) em Caxias - formado pelas polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária, a Promotoria do Meio Ambiente, a Guarda Municipal, o Departamento de Trânsito e a Secretaria de Segurança Pública de Caxias - apresentou em reunião realizada semana passada, a implantação de tornozeleiras eletrônicas em presos de regime aberto e semiaberto em Caxias.

“Nessa reunião, com o apoio dos órgãos de segurança pública, firmamos importantes parcerias para ajudar os poderes Judiciário e Executivo estadual na aplicação da Lei de Execuções Penais”, disse o secretário de Segurança Pública, Silvino Rocha.

O objetivo é que haja um monitoramento para identificar se os presos realmente estão trabalhando, assim como o recolhimento no horário correto, para que seja cumprida a disciplina proposta no curso da execução penal.

Ação eficiente
“Percebemos a necessidade dessa ação aqui em Caxias. Os equipamentos estão sendo usados por presos que estão em cumprimento de pena fora das unidades prisionais, de maneira a monitorar com mais rigor”, disse a juíza da 5ª vara, Marcela Lobo.

O equipamento é composto de dois chips de comunicação adaptados para viabilizar um sistema de GPS, que tem monitoramento via satélite em São Luís.Já estão com o aparelho 20 presos, in­cluindo aqueles que cometeram violência doméstica, denunciadas pela Secretaria da Mulher, por meio do Cream. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.