Invasão

Terreno localizado na avenida dos Africanos é novamente invadido

De acordo com as lideranças do movimento, pelo menos 80 pessoas ocuparam lotes na área, que já é chamada popularmente de 'Vila do Prefeito'

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51
Áreas estavam sendo demarcadas ontem à tarde para futuras construções
Áreas estavam sendo demarcadas ontem à tarde para futuras construções (Área sendo demarcada para futuras ocupações)

Um terreno situado na Avenida dos Africanos, ao lado da escola municipal Darci Ribeiro, no bairro Sacavém, foi novamente invadido por, pelo menos, 80 pessoas. De acordo com as lideranças do grupo, caso o poder público não disponibilize imóveis aos populares, a área – popularmente chamada de 'Vila do Prefeito' - não será desocupada.

Ainda segundo os responsáveis pela invasão, os lotes no terreno começaram a ser demarcados na terça-feira, 9. Até o momento, nenhum representante da Prefeitura de São Luís (por meio da Blitz Urbana) ou da Polícia Militar do Maranhão (PM) esteve no local. Enquanto isso, invasores finalizam a limpeza dos lotes para a construção de suas casas. Um deles é o auxiliar de serviços gerais Manoel Silvestre. “ A gente tenta aqui conseguir nosso próprio terreno. Infelizmente não contamos com a compreensão das autoridades públicas para ficar por aqui”, disse.

Planejamento

De acordo com ele, a ocupação do terreno vem sendo planejada desde o fim do ano passado. “ Quando percebemos que aqui não é feito nada e como a gente quer um canto nosso, decidimos ocupar o local, mesmo sabendo que será difícil ficar aqui. A gente tem que tentar melhorar a vida”, declarou. A invasora identificada por Zezé Moreira, seria uma das líderes do movimento. Procurada na tarde de ontem no local por O Estado, ela não foi localizada. Outras pessoas também esperam ficar no terreno. “ Não custa nada que o dono deste local aqui nos dê um pouco para a gente viver nossa vida mais dignamente”, disse João da Silva, aposentado.

Este não foi o primeiro registro de ocupação indevida na avenida dos Africanos. Em 2014, um grupo de populares ocupou indevidamente um lote de preservação ambiental localizado em frente à área mantida pelo 24º BIL. À época, foi necessário o uso da força policial para a desocupação da área.

Em 2011, outro terreno – também na Avenida dos Africanos – foi ocupado. Na ocasião, a área foi invadida por cerca de 50 pessoas, que também foram retiradas após negociações.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.