Carnaval 2016

Em disputa acirrada, Turma do Quinto conquista o 15º título do Carnaval maranhense

Agremiação homenageou este ano na passarela o cantor Gabriel Melônio. Apuração foi marcada por ausência justificada de nota de uma das juradas.

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51

A Turma do Quinto, escola tradicional da Madre Deus e que este ano homenageou o cantor Gabriel Melônio (com o enredo “ O anjo Gabriel”), conquistou ontem o 15º título do carnaval maranhense de sua história. A agremiação terminou empatada com a Favela do Samba, no entanto, foi aclamada vencedora após o quarto critério de desempate (dos nove avaliados).

A divulgação das notas – que aconteceu no Teatro da Cidade de São Luís na Rua do Egito, Centro – começou com quase uma hora de atraso (por volta das 14h50). Após a apuração dos blocos tradicionais (grupos A e B) e dos organizados, às 16h35 começaram a ser lidas as notas das escolas. No total, nove quesitos (enredo, mestre-sala e porta-bandeira, alegoria, bateria, fantasia, evolução e conjunto, letra do samba, melodia e comissão de frente) foram julgados por 27 avaliadores.

Em determinados critérios, integrantes das escolas Turma do Quinto e Unidos de Fátima começaram a protestar com as notas, consideradas altas demais, para a Favela do Samba. Durante a divulgação do quinto quesito (Evolução), uma das juradas – identificada pela Liga das Escolas de Samba do Maranhão apenas por Cristiane – não atribuiu nota para a Turma do Quinto, sob a alegação justificada de que não houve coesão na distribuição das cores das alas da agremiação.

Por não estar contida esta situação no regulamento organizador dos desfiles, os integrantes da Liga das Escolas de Samba do Maranhão – em parceria com diretores das agremiações – decidiram, em consenso, atribuir a maior nota dada no quesito evolução, em substituição à nota faltosa da jurada. Neste caso, a Turma do Quinto recebeu nota 10.

No último quesito – comissão de frente – a Turma do Quinto liderava o carnaval, no entanto, foi alcançada pela Favela do Samba, que ganhou seis décimos a mais no quesito que a agremiação da Madre Deus. Com o empate (268,5) para cada escola, foi necessário desempatar o certame com os seguintes critérios, nesta ordem: bateria, enredo e letra do samba. Nos três primeiros, Favela e Turma do Quinto conseguiram pontuação máxima. Somente no quarto critério de desempate (evolução), a Turma do Quinto foi considerada vencedora, por ter conseguido 29,8 pontos contra 28,7 da Favela do Samba.

A aclamação do resultado final foi feita pelo presidente da Liga das Escolas de Samba do Maranhão, Itanilson Correia Lima. “ Foi estabelecido um critério, de forma consensual e aceita por todas as agremiações. Portanto, não há motivo para qualquer contestação”, disse. O resultado gerou êxtase para os componentes da Turma presentes e revolta aos da Favela do Samba. “ Todos nós sabemos que isto aconteceria, que o Carnaval está comprometido. Vimos hoje [ontem] que isso é verdade. Todo o Maranhão sabe que a Favela [do Samba] fez o Carnaval mais completo dos últimos 15 anos”, disse o presidente da Favela do Samba, João Moraes. O dirigente confirmou ainda a O Estado que a agremiação recorreria do resultado final da apuração.

Por outro lado, os integrantes da Turma do Quinto não acreditavam no título. “ É bom demais para ser verdade. Uma escola briosa, da comunidade e que mostrou isso na avenida, contra tudo e contra todos”, afirmou um dos diretores da escola, Nelson Costa. Após o resultado, a escola comemorou o título em seu barracão, na Madre Deus, durante a noite.

Penalidades – Três escolas de samba iniciaram a apuração com descontos na pontuação. A Mocidade Independente da Ilha e a Turma do Sacavém perderam cinco pontos cada por “quantidade insuficiente ao previsto no regulamento do número mínimo de baianas em uma das alas”. Já a Flor do Samba perdeu oito pontos por atraso na entrada da agremiação. Como conquistou notas dez em todos os quesitos, a escola do bairro Desterro seria a campeã, caso não fosse penalizada. “ Vamos recorrer desta penalidade”, garantiu o presidente da Flor do Samba a O Estado, Luís César Maia.

Enredo e desfile Turma – A Turma do Quinto havia conquistado o último título há dois anos, em que homenageou Bita do Barão. A agremiação desfilou na madrugada de terça-feira, dia 9, por volta das 1h.

Blocos – O bloco Os Apaixonados (com 148,9 pontos) conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o título do Carnaval entre os tradicionais. A agremiação levou para a passarela o tema “O ser é o renascer. O voo da eternidade”. Em segundo lugar, ficou o bloco Os Tremendões (com 147,2 pontos) e em terceiro, os Brasinhas (com 147,1 pontos). “ O nosso bloco estava maravilhoso e foi recompensado”, disse o comandante do bloco Os Apaixonados, Robson Luiz. Caíram para o grupo de acesso dos blocos tradicionais os seguintes grupos: Fênix, Os Diplomáticos e Kambalacho do Ritmo.

No grupo B dos blocos tradicionais, a agremiação campeã foi Os Trapalhões (com 146,2 pontos), seguida por Os Guardiões (com 144,7 pontos) e Os Vigaristas, com 143,2 pontos. Os três grupos disputarão entre as agremiações do grupo A, em 2017. Por fim, entre os blocos organizados, venceu Os Dragões da Madre Deus, com 99,2 pontos, seguido por Mocidade de Fátima, com 98,6 pontos e Unidos da Vila Isabel, com 96,6 pontos.

Classificação escolas de samba 2016

Escolas Pontos

Turma do Quinto 268,5

Favela do Samba 268,5

Turma da Mangueira 266,8

Marambaia 266,3

Império Serrano 265,3

Flor do Samba 262

Terrestre do Samba 257,7

Túnel do Sacavém 251,6

Unidos de Fátima 251,6

Mocidade Independente da Ilha 240

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.