Mais real

Barbie ganha novos tipos de corpo

Além da original, boneca será vendida nos formatos "alta", "pequena" e "curvilínea"

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51
Barbie tradicional e os novos modelos
Barbie tradicional e os novos modelos (barbie h)

RIO - Com direito a uma capa na revista "Time", a Mattel anunciou que irá produzir três novas versões de corpo para a Barbie. A boneca será vendida nos formatos "alta", "pequena" e "curvilínea", além da original. Também há variações na cor da pele e no tipo de cabelo. As novas versões já podem ser adquiridas no site americano da boneca. No Brasil, elas poderão ser encontradas a partir de março na Ri Happy e ao longo do ano de 2016 nas demais lojas do país.

"Agora nós podemos parar de falar sobre o meu corpo?", pergunta a manchete da "Time", em uma longa reportagem que discute como a decisão da Mattel reflete mudanças na sociedade americana.

Padrão ocidental

Criada há 57 anos, a boneca, além de ser um dos brinquedos mais famosos do mundo, também é tida como símbolo do padrão de beleza ocidental. Justamente por isso, a boneca recebeu, nas últimas décadas, críticas por sua representação da mulher e uma série de versões "mais realistas", contemplando diversos tipos de etnias, feições e tipos de corpo.

De acordo com a reportagem da "Time", a decisão da Mattel busca atender aos anseios das novas mães da geração Y, que buscam brinquedos "mais empoderadores" para as filhas. Entre 2012 e 2014, as vendas da boneca caíram em 20%. "A mãe 'milennial' é uma parte pequena dos nossos consumidores, mas reconhecemos que ela é o futuro", diz a diretora da marca Barbie, Evelyn Mazzocco.

Apesar de 92% das meninas americanas entre 3 e 12 anos possuírem uma Barbie, a boneca perdeu espaço nos últimos anos para brinquedos como a boneca Elsa, do filme da Disney "Frozen". Mesmo sendo loura e magra como Barbie, a personagem conquistou os pais por transmitir valores como independência e sororidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.