Intrafegável

Bairros da zona rural ficam isolados por lama e buracos

Avenida São Jerônimo dá acesso a mais de 15 comunidades da zona rural de São Luís, mas as últimas chuvas que atingiram a capital maranhense deixaram a via quase intrafegável, isolando moradores

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51

O acesso às comunidades da zona rural de São Luís já é precário, e as últimas chuvas que atingiram a capital maranhense nos últimos dias praticamente isolaram os moradores dessas localidades. A principal via de acesso para essas regiões ficou quase intrafegável por causa da água empoçada, que deixou a pista cheia de buracos e lama.

A via em questão é a Avenida São Jerônimo, localizada no bair­ro Santa Bárbara. Ela dá acesso a diversas localidades da zona rural da cidade como Tajaçoaba, Juçatuba, Mato Grosso, Coquinho, Vila Magril, Vila Vitória, Cajupari entre várias outras que totalizam mais de 15 comunidades.

O asfalto da avenida não existe mais, dando lugar apenas a crateras que ficam cobertas pela água. A situação representa um perigo para os motoristas que se aventuram a trafegar com seus veículos pela pista.

Além disso, uma grande quantidade de lama ocupou grande parte da via. Se para os condutores de automóveis a passagem pela avenida é um transtorno, situação pior passam os motociclistas que trafegam por ela, pois inevitavelmente se sujam ao passar pela avenida.

Impossível
Em dias de chuvas, o tráfego pela avenida torna-se praticamente impossível, isolando os moradores das diversas comunidades da zona rural. A população da região denunciou que há muitos anos a via não é recuperada e, com o pas­sar do tempo, ela se deteriora cada vez mais.

“Há muito tempo a situação está desse jeito, e com isso a população é que está sofrendo. Nós pagamos nossos impostos, mas não temos a melhoria. Apenas promessas”, disse o marceneiro Nelson Almeida.

Wanderley Garcia é um dos líderes comunitários do bairro Santa Bárbara. Ele mora próximo a um dos trechos mais críticos da Avenida São Jerônimo e contou que o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) prometeu, durante a campanha, resolver a situação da via. Contudo, ele elegeu-se e até agora nada foi realizado.

“Há muito tempo o prefeito pro­meteu resolver essa situação, mas infelizmente não passou de promessa. Nós, que moramos por aqui, sofremos com essa calamidade. Não é apenas aqui, mas em toda a zona rural da cidade a situação está dessa forma”, disse. Ele afirmou também que o escoa­mento da produção agrícola da re­gião fica comprometido por causa do estado de conservação da pista.

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informou, em nota, que estão em curso as obras de construção do canal de escoamento de águas pluviais, com cerca de 1,3 km de extensão, entre os bairros Santa Bárbara e Vila Apaco, partindo de um trecho da Avenida São Jerônimo. Frisou ainda que, por se tratar de área com recorrência de inundações na época de chuvas, a pavimentação só po­de ser aplicada após a conclusão do serviço de drenagem. A construção desse canal vai beneficiar mais de 50 mil famílias direta e indiretamente, minimizando os transtornos para os moradores e melhorando a sua qualidade de vida.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.