Oportunidade

Prêmio Sesc de Literatura 2016 está com inscrições abertas

Concurso premiará nas categorias conto e romance; poderão concorrer escritores brasileiros e estrangeiros, residentes no Brasil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51
(livros)

As inscrições para o Prêmio Sesc de Literatura 2016 estão abertas até o dia 12 de fevereiro para as categorias Conto e Romance. Poderão concorrer escritores brasileiros e estrangeiros, residentes no Brasil, com mais de 18 anos. O candidato deverá adotar um pseudônimo, não podendo assinar a obra com o nome verdadeiro. A coautoria é aceita na categoria romance e não serão aceitas inscrições de obras póstumas.

O livro deve ser inédito e o candidato não poderá ter nenhuma outra obra publicada na categoria em que se inscrever. Na categoria Conto o trabalho deverá ter entre 140 a 400 mil caracteres e na categoria Romance entre 180 e 600 mil caracteres. Vale lembrar que será permitida a inscrição de título cuja pequena parcela do conteúdo tenha sido publicada em blogs pessoais ou revistas eletrônicas, desde que não ultrapasse 25% do total da obra.

Os textos serão analisados por uma comissão julgadora composta de escritores, jornalistas, críticos literários e especialistas em literatura. Não podem concorrer funcionários, estagiários e parentes (até segundo grau) de funcionários do Sesc, da Confederação Nacional do Comércio e das Federações do Comércio, da editora Record, bem como estagiários e parentes (até segundo grau) de funcionários e nem dos envolvidos no processo de julgamento do concurso.

O Prêmio Sesc já revelou 21 novos escritores. Em 2015, os livros vencedores foram o romance “Desesterro”, da paulista Sheyla Smanioto; e na categoria Conto o “Antes que seque”, da carioca Marta Barcellos.

A inscrição será online pelo site http://www.sesc.com.br/portal/site/premiosesc/Inscricao/ Um código identificador é gerado automaticamente e, com esse, o inscrito poderá acompanhar o processo de avaliação.O resultado será divulgado em junho os vencedores terão as obras publicadas pela editora Record com uma tiragem inicial de dois mil exemplares.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.