Perigo

Atenção deve ser maior com chuva

Riscos de colisões entre os veículos são grandes, com a chegada do período chuvoso a São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51
Com pista molhada, motoristas devem ficar mais atentos no trânsito
Com pista molhada, motoristas devem ficar mais atentos no trânsito (pista molhada)

As primeiras chuvas começaram a atingir a Região Metropolitana de São Luís, e os motoristas de­vem redobrar a atenção, pois é nesse período que a pista fica mais escorregadia, aumentando a possibilidade de serem registradas colisões entre veículos.

A água na pista diminui o contato entre os pneus dos veículos e o asfalto, fazendo com que os veículos deslizem na pista, aumentando a possibilidade de acidentes. Onde a água fica acumulada, há risco de chamada aqua­planagem e quando acontece não se deve frear bruscamente, mas manter a calma até que o carro volte a ter contato com o solo.

Nas primeiras chuvas, essas situações se tornam mais frequentes, pois nesse período a pista fica mais escorregadia, por causa da sujeira que está sendo levada pela água da chuva. “Nas primeiras chuvas, o asfalto fica mais liso, pois se forma uma espécie de espuma no chão por causa da sujeira”, disse o major Augusto Magalhães, comandante da Com­panhia de Polícia Militar Rodoviária Independente (CPRV Ind). Ele afirmou também que os motoristas devem sempre verificar o estado dos pneus e as palhe­tas dos limpadores de parabrisa para afastar a possibilidade de acidentes durante a época das chuvas.

Previsão
O período chuvoso de 2016 em São Luís deve ser caracterizado por chuvas abaixo da média, segundo o Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). A tendência climática tem relação com o El Niño, fenômeno que atinge a atmosfera e o oceano aquecendo as águas superficiais e subsuperficiais do Oceano Pacífico Equatorial.

Atualmente, estamos no período de transição da estação se­ca para a chuvosa, que compreen­de os meses de dezembro e janeiro. Nesse período, as médias de chuva começam a despontar. Para dezembro, a média normal de chuvas é de 77 milímetros. Mas o volume registrado foi de apenas 11mm, ou seja, o registro foi de apenas 14% em relação à média.

Já para janeiro, a média é de 244 mm. Mas a expectativa é que o volume registrado também fique abaixo da média normal nesse último mês de transição. De acordo com a Uema, é esperado que isso aconteça também durante o período chuvoso (fevereiro, março, abril e maio) na região centro-norte do Maranhão.

Dicas para a direção durante período chuvoso

- Diminua a velocidade
- Verifique o estado de conservação dos pneus
- Durante a chuva, ligue os faróis
- Se a chuva estiver muito forte, encoste o veículo em um local seguro e espere ela diminuir

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.