Festas na cidade

Manifestações religiosas marcam programação

Atividades abrangerão desde os católicos, passando por evangélicos, até os umbandistas; bombeiros montaram esquema de segurança nas praias

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52
Palco para festa da umbanda que acontecerá hoje, no Olho d’Água
Palco para festa da umbanda que acontecerá hoje, no Olho d’Água (Umbanda)

Diferentes manifestações religiosas marcarão a programação de fim de ano hoje, 31, em São Luís. Além da Praça Maria Aragão, a programação, que abrange os católicos, evangélicos e umbandistas, também acontecerá na orla da Grande Ilha. O Corpo de Bombeiros adotará, a partir de hoje, até o dia 3, um esquema especial para o monitoramento dos banhistas.

Na Praia do Araçagi, a programação começará a partir das 9h, em palco montando na entrada da orla, com a celebração de missa pelo padre Jadson Borba, pároco da Igreja São João Batista, no Vinhais. Em seguida, ocorrerão atividades culturais e, às 21h30, acontecerá a última missa do ano, que será celebrada pelo arcebispo de São Luís, dom José Belisário da Silva.

Na praia do Olho d’Água, a fes­ta tradicional dos umbandistas (organizada há mais de 70 anos nas praias da cidade) acontecerá a partir das 21h, em frente a uma das sedes da Federação de Umbanda e Cultos Afro-Brasileiros do Maranhão. No palco montado no local, ocorrerão apresentações de tambores de mina e umbanda e ritos de adoração a Oxalá (orixá maior de umbanda), Nanã (orixá dos mangues), Iemanjá (rainha dos mares) e Oxossi (orixá da caça).

De acordo com a organização do evento, na festa dos umbandistas, são esperadas pouco mais de 30 mil pessoas de 30 cidades maranhenses. “Será uma festa para iniciar 2016 com as correntes positivas, para trazer boas energias ao ano que se iniciará”, disse o presidente da Federação de Umbanda e Cultos Afro-Brasileiros do Maranhão, Astro de Ogum.

Na Avenida Litorânea, em São Luís, além das concentrações que deverão acontecer de populares em bares e restaurantes, ao longo do trecho, hoje serão promovidos shows, para aguardar a queima de fogos de artifício. Segundo o Governo do Maranhão (organizador da festa), no Palco Antônio Vieira, por exemplo, no Parquinho da Litorânea, estão previstos (a partir das 18h) 12 shows, além de apresentação do DJ Pedro Sobrinho e exibição de grupos afros.

Ainda no Parquinho da Litorânea, ocorrerão apresentações dos tambores de crioula (como Unidos de São Bento, Santa Rosa dos Pretos e Mestre Felipe). Nos circuitos Lopes Bogéa (no Caolho) e Cristóvão Alô Brasil (próximo à barraca Adventure), ocorrerão apresentações de blocos afrodescendentes, de escolas de samba e de cantores sambistas.

Programação
Na Praça Maria Aragão, a partir das 19h, a programação será voltada para os evangélicos, com as apresentações de nomes nacionais da músicas gospel, como Anderson Freire e Maurício Paes). De acordo com a Prefeitura de São Luís, as atrações se estenderão até a meia-noite, quando deverá acon­tecer na Beira-Mar uma queima de fogos de artifício, celebrando o Ano-Novo.

SAIBA MAIS
GBMar

De acordo com o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), entre os dias 31 e 3 de janeiro do ano que vem, cerca de 60 homens atuarão na vigilância dos banhistas, em regime de plantão, nas praias de São Marcos, Calhau, Araçagi e Olho d´Água. Segundo o representante do GBMar, capitão Jeferson Serra, os salva-vidas fiscalização os frequentadores a pé ou por meio de quadriciclos. “ Tudo para garantir a segurança dos banhistas, ao longo deste feriado”, disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.