Dados atualizados

Crescem 210% os registros de microcefalia no Maranhão

Boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde dia 24 mostra que, no total, 87 casos de microcefalia com relação com zika vírus já foram confirmados em todo o estado; dia 4 deste mês, eram 28 casos registrados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52
O parâmetro para apontar microcefalia em crianças é ter a circunferência da cabeça medindo 32 cm ou menos; novo critério foi adotado pelo Ministério da Saúde no início do mês
O parâmetro para apontar microcefalia em crianças é ter a circunferência da cabeça medindo 32 cm ou menos; novo critério foi adotado pelo Ministério da Saúde no início do mês (microcefalia h)

SÃO LUÍS - O número de casos registrados de microcefalia aumentou 210% no Maranhão, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O último boletim epidemio­lógico divulgado pelo órgão na quin­ta-feira, dia 24, mostra que o total de casos, que no dia 4 deste mês era 28, saltou para 87. Os ca­sos foram confirmados em 43 cidades do estado, entre elas a capi­tal. Em São Luís, já são 21 casos confirmados de microcefalia.

Dentre os registros, um óbito ocorreu em São José de Ribamar, município da Região Metropolitana de São Luís. Também houve registros em Açailândia, Aldeia Altas, Axixá, Barra do Corda, Buriticupu, Buritirana, Campestre, Carolina, Caxias, Chapadinha, Codó, Coroatá, Davinópolis, Dom Pedro, Esperantinópolis, Grajaú, Humberto de Campos, Icatu, Imperatriz, João Lisboa, Loreto, Mata Roma, Miranda, Paraibano, Pedrei­ras, Pio XII, Presidente Dutra, Presidente Vargas, Rosário, Santa Inês, Santa Rita, Santo Antônio dos Lopes, São Domingos do Azeitão, São Francisco do Brejão, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Luís, Senador La Rocque, Timon, Trizidela do Vale, Turiaçu, Urbano Santos e Viana.

Em São Luís, no período avaliado, o aumento também foi elevado. De acordo com o levantamento da SES, no dia 4 deste mês, a capital maranhense apresentava 11 registros da doença. Hoje, 21 dias depois, o número de casos saltou para 22, um aumento de 100% no período. Os cinco boletins já divulgados pela SES mostram aumento constante no número de casos de microcefalia na capital. Somente nos boletins divulgados dias 21 e 22 deste mês, o total permaneceu inalterado.

Centros de referência

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que sete unidades de saúde estão habilitadas no Maranhão para acompanhar os be­bês com microcefalia. Quatro em São Luís e três no interior. Na capital, segundo a SES, as maternidades Marly Sarney e Hospital Universitário Materno Infantil (HUUFMA) estão recebendo os casos a partir do parto e fazendo o serviço de follow up ambulatorial - acompanhamento do corpo médico feito em situações em que bebês nascem com algum ti­po de problema de saúde.

Ainda em São Luís, os hospitais Complexo Estadual Hospitalar Juvêncio Mattos e Hospital Dr. Odorico Amaral de Matos (Hospital da Criança) estão recendo os casos provenientes de outras unidades maternidades de risco habitual ou atenção primária.

No interior, a Maternidade Municipal Carmosina Coutinho, de Caxias, o Hospital Estadual Macrorregional de Coroatá e o Hospital Estadual Regional Materno Infantil de Imperatriz estão acompanhando recém-nascidos de to­dos os outros municípios como os mesmos métodos realizados em São Luís, segundo informou a secretaria.

Evolução dos casos de microcefalia em São Luís
4/12 - 11 casos
14/12 - 13 casos
21/12 - 21 casos
22/12 - 21 casos
24/12 - 22 casos

Evolução dos casos de microcefalia no Maranhão
4/12 - 28 casos
9/12 - 36 casos
15/12 - 56 casos
21/12 - 80 casos
22/12 - 83 casos
24/12 – 87 casos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.