Microcefalia

Em menos de um mês, casos de microcefalia aumentaram 8 vezes no MA

Levantamento foi feito com base nos boletins divulgados periodicamente pela Secretaria Estadual de Saúde; de 26 do mês passado até ontem quantidade de ocorrências da doença passou de 10 para 80

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52
(microcefalia )

Em menos de um mês, o número de casos confirmados de microcefalia no Maranhão aumentou em oito vezes, com base nos boletins divulgados periodicamente pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). De acordo com a pasta, do dia 26 do mês passado até ontem, 21, a quantidade de ocorrências da doença passou de 10 para 80 casos confirmados.

Ainda segundo a SES, a doença já foi registrada em – pelo menos – 38 municípios do estado. O maior número de casos está registrado em São Luís, com 21 ocorrências; seguida por Buriticupu (com seis casos), Imperatriz e São José de Ribamar (com 5 casos cada). Outros casos da doença já foram registrados nas cidades, por exemplo, de Coroatá, Presidente Dutra, Timon e São João dos Patos (com 2 casos cada. Veja quadro).

Os primeiros registros da doença, em nível local, foram catalogados pela SES ainda no fim do mês passado, quando foram confirmados 10 casos de microcefalia. Em novo boletim epidemiológico, do dia 30 de novembro deste ano, mais 6 casos foram diagnosticados, totalizando – à época – 16 casos.

No dia 9 deste mês, em novo boletim, já haviam sido confirmados 36 casos no território maranhense. Menos de uma semana depois (no dia 15 deste mês), a quantidade de ocorrências da doença passou para 56 casos e, seis dias depois, 24 novos casos foram confirmados.

Óbito

Até o fechamento desta edição, a SES havia informado que apenas um óbito foi registrado devido à doença, na Região Metropolitana, mais precisamente em São José de Ribamar. O Estado tentou manter contato, na noite de ontem, com o secretário titular da SES, Marcos Pacheco, para saber sobre os novos dados. Apesar das tentativas, o secretário não atendeu as ligações.

Atualização

O Ministério da Saúde (MS) confirmou, em seu site oficial, que hoje, a partir das 11h (horário de Brasília), haverá uma entrevista coletiva em que será feita a atualização dos casos de microcefalia no país. De acordo com a pasta, o ato de divulgação acontecerá no auditório Emílio Ribas, sede do MS, na capital federal.

Evolução dos casos de microcefalia

26.11 – 10 casos

30.11 – 16 casos

09.12 – 36 casos

15.12 – 56 casos

21.12 – 80 casos

Fonte: Secretaria Estadual de Saúde (SES)

Lista dos municípios maranhenses com casos de microcefalia - Açailândia, Aldeia Altas, Axixá, Barra do Corda, Buriticupu , Buritinara , Campestre , Caxias, Chapadinha, Codó, Coroatá , Davinópolis , Dom Pedro, Esperantinópolis, Grajaú , Humberto de Campos, Imperatriz, João Lisboa, Loreto, Mata Roma, Miranda, Paraibano, Pedreiras, Pio XII, Presidente Dutra, Santa Inês, Santa Rita, Santo Antônio dos Lopes, São Domingos do Azeitão, São Francisco do Brejão, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Luís, Senador La Roque, Timon, Trizidela do Vale, Turiaçu, Urbano Santos e Viana.

Mais

No dia 5 deste mês, o Governo Federal - por meio do Ministério da Saúde (MS) – lançou em Recife (PE) o Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia. De acordo com o MS, o objetivo da iniciativa é formar uma mobilização nacional envolvendo ministérios e órgãos do governo federal, em parceria com estados e municípios, para conter novos casos de microcefalia relacionados ao vírus Zika.

Até o dia 28 do mês passado, conforme parecer do MS, 1.248 crianças em pelo menos 14 estados nasceram com suspeita de microcefalia. Desde então, a pasta decretou Situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional no país. Ainda de acordo com o MS, o combate ao mosquito Aedes aegypti é fundamental para o controle do surto de microcefalia no país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.