Segurança

Deodoro ganhará nova central de monitoramento

Após denúncias feitas por O Estado, central vinda de Açailândia deve funcionar no Centro de SL

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52

Na edição de ontem, O Estado denunciou as condições precárias de trabalho de policiais militares (PM) em um trailer montado na Praça Deodoro para reforçar a segurança da área no período de fim de ano. Além disso, o trailer estava com o funcionamento comprometido, já que o equipamento, que é uma central de videomonitoramento, estava com as câmeras desligadas. Ontem, de volta ao local, O Estado foi informado de que uma nova central, vin­da de Açailândia, será instalada no local.

A troca dos equipamentos no centro de São Luís vai garantir a segurança de quem está frequentando o local para as compras de fim de ano, mas deve desagradar à população açailandense. É que em janeiro deste ano, a PM, em Açailândia, por meio de parceria com a associação comercial, inaugurou na cidade uma central de videomonitoramento para coibir crimes no centro comer­cial da cidade. Com a vinda da central para São Luís, a cidade do oeste maranhense ficará com a segurança comprometida, e justo no período de compras de fim de ano.

A transferência da central foi confirmada por policiais militares de plantão no local. O posto instalado na Praça Deodoro, além de prestar suporte às equipes policiais que es­tão atuando na área, serve como uma espécie de delegacia de polícia, pois a população pode informar o cometimento de crimes. Se a pessoa for furtada, por exemplo, ela pode ir até lá informar à equipe de plantão, que repassa as informações para a de ronda.

“Ainda não sabemos exatamente quando será feita a troca e quando serão ligadas as câmeras de videomonitoramento, mas isso deve ocorrer até o fim de semana, para que os trabalhos aqui sejam reforçados”, informou um dos policiais, que não se identificou, porque eles não têm autorização para dar informações à imprensa.

Natal Seguro
A instalação da central de videomonitoramento faz parte da Operação Natal Seguro, deflagrada pela PM no dia 5 deste mês e conta com cerca de 140 policiais militares que reforçarão a segurança na área até o início de janeiro. Durante o período, eles atuarão em áreas como as ruas Grande, da Paz, de Santana, entre outras de grande circulação, sobretudo por causa do comércio.

A PM informou, em nota, que o ônibus do Comando Móvel utilizado em grandes eventos está sendo utilizado, neste mês de dezembro, no reforço das ações da Operação Natal Seguro. Já o posto instalado na Praça Deodoro é um ponto de apoio às patrulhas que realizam o policiamento no principal centro comercial de São Luís. As equipes do posto da Deodoro contam, ainda, com o apoio das viaturas da área.

A PM ressaltou que todo o planejamento logístico montado para a Operação Natal Seguro é voltado para dar um suporte de material e equipamentos aos policiais militares.

Dicas de segurança para o consumidor:
- Não vá às compras com grandes quantias em dinheiro, priorizando o uso de cartões;
- Não porte objetos de valor como jóias;
- Não deixe celular e carteira à mostra;
- Evite andar com documentos que não for utilizar;
- Em caso de perda ou extravio comunique imediatamente a Polícia;
- Procure não andar em ruas, becos, avenidas desertas e locais com muita vegetação, principalmente à noite.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.