Paralisação

São Luís pode ficar sem limpeza de galerias e bueiros

Falta de pagamento da empresa responsável pelo serviço pode causar transtornos à cidade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52

São Luís pode ficar sem o serviço de limpeza de galerias e bueiros por causa da falta de pagamento da empresa responsável pelo serviço. Trabalhadores da Limppar Coletas e Serviços, empresa terceirizada que presta serviços à Prefeitura de São Luís, fizeram um protesto na ma­nhã de ontem contra o atraso de três meses no pagamento dos salários. Eles interditaram a entrada da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) para chamar a atenção do secretário Antônio Araújo, que, segundo os ma­nifestantes, não dá qualquer explicação sobre os motivos do atraso.

Desde janeiro deste ano, a empresa Limppar Coletas e Serviços tem contrato com a Prefeitura de São Luís para a limpeza de galerias e bueiros da capital, mas há três meses o Município deixou de repassar os valores referentes ao aluguel dos equipamentos e para o pagamento da folha de funcionários. “Nosso contrato é de R$ 600 mil por mês, mas a Prefeitura deixou de cumprir com o contrato e não te­mos nenhuma explicação do motivo disso estar acontecendo”, afirmou Thiago Barros, um dos res­­ponsáveis pela empresa.

Obstrução
Para chamar a atenção da Prefeitura, os contratados usaram um trator, uma caçamba e uma Scania para obstruir a entrada da Semosp, localizada na Avenida Guajajaras, no São Cristóvão, na manhã de on­tem. Os trabalhadores também usaram cartazes para protestar contra a falta de pagamento. “Nossos serviços ficarão suspensos até termos uma resposta da Prefeitura. Diversas vezes já tentamos conversar com o secretário, mas ele se nega a nos receber”, informou Thiago Barros.

Como a empresa é responsável pela limpeza de bueiros e galerias, retirando lixo e entulho desses locais, caso o impasse persista, São Luís corre o risco de ficar com galerias e bueiros entupidos, o que pode agravar problemas como alagamentos e vazamentos de esgoto pela cidade. “A gente retira todo tipo de detrito dos bueiros e galerias. De fezes a animais mortos. Essa limpeza precisa ser feita todos os dias, senão pode trazer muitos problemas”, explicou Francisco José de Araújo Nogueira, encarregado da firma.

O Estado entrou em contato com a Prefeitura de São Luís para saber quando o pagamento será regularizado, mas até o fechamento desta edição não houve resposta.

NÚMEROS
25 funcionários
são contratados da Limppar Coletas e Serviços
70 bueiros e galerias são limpas diariamente pela empresa

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.