Futebol

Grupo de desportistas de 1953 promove 25ª Edição dos Jogos

Festa esportiva tem seu início às 9h, no complexo esportivo da Universidade Ceuma, localizado no Renascença II; acontecerão jogos de vôlei basquete e futebol; encerramento será com show musical

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52
Mauro Fecury (centro), do grupo de 1953 e idealizador dos Jogos Amigo, com grupo de grandes amigos/Arquivo
Mauro Fecury (centro), do grupo de 1953 e idealizador dos Jogos Amigo, com grupo de grandes amigos/Arquivo (Mauro Fecury (centro), do grupo de 1953 e idealizador dos Jogos Amigo, com grupo de grandes amigos)

Uma tradição que se repete há 25 anos. Um encontro para reunir amigos e amantes do esporte de 1953 chega a sua 25ª edição. Os Jogos Amigos, que serão realizados hoje, com início às 9h, no núcleo esportivo da Universidade Ceuma, Renascença II, deve reunir ao todo, mais de 500 pessoas em uma gran­de confraternização dos desportistas e seus familiares.

O grupo de esportistas foi fundado em 1953, por amigos que que­riam jogar basquete, vôlei, futsal e futebol de campo. Esses garotos foram os precursores das modalidades no estado. Unido, o gru­­po participou também da vida social, cultural e política da São Luís dos anos 1950. A sua grande maioria teve destaque nas profissões que escolheram e tornou-se famosa. Entre os fundadores do grupo de amigos estavam Janjão, Cláudio Alemão, Zé Costa, Mauro e Miguel Fecury e Alcir Zeni.

O senador Mauro Fecury, um dos membros daquele grupo de atletas, foi quem idealizou os Jogos Amigos, como uma forma de reunir anualmente os atletas que revolucionaram o esporte maranhense nos anos 1950. “Não posso ficar de fora dessa festa. Sinto muito orgulho dos jogos, pois somente uma vez por ano conseguimos reunir velhos amigos”, analisou.

Para o escritor, historiador e jornalista e presidente da Academia Maranhense de Letras (AML), Benedito Buzar, um dos organizadores dos Jogos Amigos, a festa é o coroamento de uma ideia do ex-senador Mauro Fecury. “São colegas que têm nessa festa a oportunidade de se confraternizar. Muitos deles moram em outras cidades e veem a São Luís apenas para participar dos Jogos Amigos”, disse.

Benedito Buzar ainda recorda das disputas entre as duas maiores equipes de basquete do final da década de 1950: Os Milionários e o 8 de Maio. “De Milionários a equipe só tinha o nome, pois, com exceção do Eliézer, que era de família rica, todos eram estudantes e não tinham dinheiro. Havia uma gran­de rivalidade. Porém, todos eram amigos. Naquela época, São Luís era uma cidade muito pequena, com cerca de 200 mil habitantes, e todo mundo se conhecia”, lembrou.

Além da velha parceria de 62 anos, o grupo demonstra união e muita felicidade na receptividade de novos amigos todos os anos, quando se reúnem em torno de atletas para disputar campeonatos divididos em dois times.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.