Qualificação

Compras governamentais são tema de curso em Belágua

Evento, promovido pelo Sebrae, foi realizado no município para produtores rurais, empresários de micro e pequenas empresas e servidores municipais; cerca de 50 pessoas fizeram parte de duas turmas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52
Produtores rurais, micro e pequenos empresários e servidores de Belágua, no Maranhão, foram capacitados em compras governamentais
Produtores rurais, micro e pequenos empresários e servidores de Belágua, no Maranhão, foram capacitados em compras governamentais (Produtores)

Belágua - Produtores rurais, empresários de micro e pequenas empresas e servidores municipais de Belágua, município da Região no Maranhão, receberam por meio da regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Chapadinha, capacitação em compras governamentais.

O curso realizado no período de 23 a 26 de novembro, ocorreu no auditório da Câmara de Vereadores e contou com o apoio da Prefeitura. Cerca de 50 pessoas fizeram parte das duas turmas montadas no município.

Aos produtores rurais foram esclarecidos todos os trâmites legais de como fornecer para programas do governo, sendo eles o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), conhecendo todo o passo a passo de como participar das chamadas públicas, dicas de melhoramento para o desempenho em como fazer propostas para concorrência.

Para os servidores o curso forneceu informações sobre a preparação do edital segundo a legislação, as mudanças e alterações na lei, que traz o tratamento diferenciado para os pequenos.

Participação

O produtor rural, José Barros de Sousa, morador do povoado Mocambo, foi um dos participantes do curso e disse que já se qualificou em outras oportunidades. Ele é fornecedor do Programa Nacional de Alimentação Escolar há mais de três anos e mantém a produção de hortaliças e legumes, dividindo tarefas com a família.

“Agradeço ao Sebrae pelos os cursos oferecidos. Eu tinha vocação, mas não tinha técnica. Buscando a capacitação do Sebrae eu produzo com minha família. Já sei até convencer alguém da comunidade a preservar o meio ambiente produzindo no campo”, comentou José Medeiros.

A convite do Sebrae, o prefeito do município de Belágua no Maranhão, Adalberto Nascimento (PT), participou do 7º Fomenta Nacional que teve realização do Sebrae, em Cuiabá.

O evento aconteceu nos dias 17 e 18 de novembro e oportunizou aproximar pequenos negócios, inclusive rurais, dos grandes compradores da administração pública.

“O evento foi produtivo. Vi várias experiências de sucesso, onde os prefeitos puderam potencializar suas experiências com a valorização dos pequenos negócios. Isso me incentivou a trabalhar esse tema em Belágua. Posso dizer que o fomenta foi um grande estímulo, focando nesse tema pretendo facilitar a vida das pessoas no município”, afirmou o prefeito.

Empenho

A técnica do Sebrae, Talita Medeiros, que acompanha as ações do Sebrae com o município, diz que todo o empenho do Sebrae é para que as empresas se desenvolvam cada vez mais.

“É necessário todas essas parcerias. Com a implantação da Lei Geral pelas prefeituras, a realização de cursos e capacitações para que o crescimento das empresas seja positivo e satisfatório a todos”, disse Talita Medeiros.

Lei Geral implementada

O município de Belágua implementou recentemente a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa que simplifica o pagamento de tributos, facilita a abertura e o fechamento de empresas, bem como o acesso ao crédito, incentiva a cooperação, entre outros benefícios.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.