Aprendizado

Para valorizar a arte

Abertas as inscrições para a oficina de TV, teatro e cinema coordenada pelo Grupo de Teatro Vangoki, e que acontecerá de 28 deste mês a 13 de fevereiro, no Colégio Cintra

Atualizada em 11/10/2022 às 12h53
(Atores Domingos Tourinho, Urias de Oliveira e Cássia Cabral)

Valorizar a arte maranhense é o objetivo da oficina de TV, teatro e cinema que o Grupo de Teatro Vangoki promoverá, de 28 deste mês a 13 de fevereiro, no Colégio Cintra (anexo Unidade Vovó Anália), no Anil. A oficina, com aulas aos sábados, das 9h às 12h, ocorrerá em duas fases e será voltada para pessoas com idades entre 18 e 50 anos. As inscrições estão abertas.

A iniciativa é da fundadora do grupo, Vanessa Gonsioroski, atriz, escritora e poeta. Os ministrantes serão os professores Cássia Cabral, Domingos Tourinho e Urias de Oliveira. Eles trabalharão teóricos do teatro, técnicas de interpretação para TV, teatro e cinema, improvisação, corpo em cena, projeção e impostação de voz, operação de sonoplastia e iluminação, perda da timidez, montagem de espetáculos, além da apresentação do exercício final e gravações de cenas.

A oficina ocorrerá em duas fases. A primeira englobará três etapas, sendo uma teórica com Domingos Tourinho e outra de corpo em cena com Urias de Oliveira e a terceira de técnicas de interpretação e montagem de espetáculo com Cássia Cabral. Na segunda fase, haverá a etapa única, com a oficina de TV e cinema, sendo a etapa de conhecimento teórico, técnicas de interpretação e gravações de cenas.

Cássia Cabral é presidente e fundadora do Grupo de Teatro Máscaras de Retalhos, atriz, diretora e produtora teatral, cinematográfica e preparadora de elenco. Com 20 anos de carreira, ela já produziu e dirigiu diversos espetáculos e filmes, tendo atuado recentemente no filme “A noiva do mar”. Domingo Tourinho é ator, produtor, diretor teatral e ator cinematográfico. Ele tem 40 anos de carreira e trabalhos artísticos desenvolvidos. Seus últimos trabalhos no cinema foram “O dono do mar” e “Cidade Olímpica”, como ator, sendo este segundo ainda em fase de edição. E ainda participou da novela “Da cor do pecado”, da TV Globo.

Urias de Oliveira, por sua vez, é ator, diretor teatral e ator cinematográfico. Com 40 anos de carreira, também trabalha como preparador de elenco. Seus últimos trabalhos como ator e diretor foram “Contos Africanos” e “Contos da Floresta”, este último apresentado na Feira do Livro deste ano.

O grupo de Teatro Vangoki tem como objetivo trazer para a sociedade maranhense produções teatrais, cinematográficas, cursos e oficinas para a área de dança, teatro e cinema e preparação de ator para trabalhos artísticos, assim como projetos de cunho pedagógico. “O contato com as artes de maneira diferenciada visará contar sempre com os melhores mestres do Maranhão, como Cássia Cabral, Domingos Tourinho, Urias de Oliveira, entre outros. Queremos valorizar os nossos mestres maranhenses, valorizar o ator maranhense e valorizar a arte maranhense”, disse Vanessa Gonsioroski, que aos 21 anos se identificou com a arte de interpretar, assim como se encontrou também na poesia, lançando o livro “Amor, Desamor e Renascimento”, em 2012 na Feira do Livro.

Os mais recentes trabalhos desenvolvidos por ela foram o espetáculo “Que droga de droga”, de cunho pedagógico apresentado nos colégios Cintra e Barjonas Lobão, onde atuou, produziu e dirigiu, e no longa-metragem “O camelo, o leão e a criança”, onde participou como atriz. Atua como atriz e produtora no espetáculo “Meu passado, minha história”, adaptação de sua própria obra, “Que droga de droga”.

Serviço

O quê

Inscrições abertas para a Oficina de TV, teatro e cinema

Quando

Até um dia antes do evento

Onde

Inscrições pelos telefones 98483-4799 e 98888-8789

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.