Eleições OAB 2015

Eleições OAB/MA 2015: candidata Valéria Lauande é entrevistada

Ela apresentou propostas e ideias para gestão da OAB-MA, nesta terça-feira (17).

O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h53
(Reprodução/TV Mirante)

SÃO LUÍS - Nesta sexta-feira (20) serão realizadas as eleições para escolher a nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB/MA). Este ano, duas chapas estão na disputa. A candidata Valéria Lauande concedeu uma entrevista ao Bom Dia Mirante nesta terça-feira (17). Obedecendo a ordem do sorteio combinado com as chapas, o candidato da chapa “Renovar para Mudar”, Thiago Diaz, será entrevistado nesta quarta-feira (18).

Valéria Lauande é formada em direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e tem mestrado em Direito Privado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Valéria exerce a advocacia há 20 anos e já foi vice-presidente da OAB no Estado em 2003 e 2009. Atualmente, é conselheira federal da OAB pelo Maranhão.

“Eu sou candidata, não pela questão do gênero, mas pelo trabalho que tenho prestado. Entendo que este é um diferencial, até porque lutei muito pela inclusão da mulher advogada na OAB. Na comissão nacional, lutamos pelas cotas. E, hoje, esta eleição já tem 30% de mulheres em todas as chapas no Brasil inteiro, por causa da força de uma luta da qual eu tenho orgulho de ter participado”, explicou Valéria, ao ser questionada sobre uma mulher alcançar o cargo de presidente da OAB no Maranhão.

Um dos projetos de Valéria Lauande é criar Conselho Consultivo Jovem da OAB para advogados em início de carreira. “Essa é uma ideia que já funciona em outros Estados do Brasil. Nós fomos até Brasília, vimos o regulamento e entendemos que é uma excelente proposta para o jovem. Uma vez que só podem participar dos conselhos advogados com mais de cinco anos de inscrição. Os advogados com menos que isso, que hoje representa uma grande parcela da advocacia, não podem compor o conselho. Então, vamos criar o Conselho Consultivo para dar a oportunidade de deliberar sobre questões da advocacia, levar deliberações ao conselho seccional e o conselho vai aprovar essas deliberações", explicou.

Também estão entre as propostas a criação de plantões físicos permanentes e à distância para atendimento aos advogados com prerrogativas violadas; desenvolver e aprimorar aplicativo eletrônico para denúncias online; contratação de equipe para atendimento em tempo integral, entre outras propostas.

Nesta quarta-feira (18), o candidato da chapa “Renovar para Mudar”, Thiago Diaz, será entrevistado no Bom Dia Mirante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.