Restituição

Receita paga hoje o 6º lote do Imposto de Renda 2015

No total, 2,1 milhões de contribuintes recebem hoje as restituições; quem não estiver neste lote nem no de dezembro é porque está na malha fina

Atualizada em 11/10/2022 às 12h53
Prédio da Receita Federal
Prédio da Receita Federal (prédio da Receita Federal)

Mais de 2,1 milhões de contribuintes recebem hoje o pagamento de restituições referente ao sexto lote do Imposto de Renda 2015 e lotes residuais (para quem caiu na malha fina) de anos anteriores. O valor a ser pago chega a R$ 2,5 bilhões.

Para saber se integra esse lote, o contribuinte pode consultar o site da Receita Federal (http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp) como também pelo telefone 146 (opção 3) ou por aplicativo para dispositivos móveis (smartphones e tablets).

O contribuinte que não estiver neste lote de novembro e nem no de dezembro, que é o último deste ano, está automaticamente na malha fina, ou seja, quando a declaração é retida para verificação de inconsistências.

A Receita Federal lembra que os contribuintes podem saber se sua declaração do Imposto de Renda caiu na malha fina por conta de erros, omissões ou inconsistências.

Para isso, é preciso acessar a página da Receita Federal e consultar o chamado "extrato" do Imposto de Renda – disponível no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento). Nesse local, o contribuinte consegue saber quais pendências ou inconsistências foram encontradas pelo Fisco na sua declaração do IR.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.