Para refletir

Ação marcará Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes

Atividade, que contará com passeata e ato ecumênico, é uma promoção da Campanha SOS Vida-Pela paz no trânsito, da Maçonaria do Maranhão, e conta com a parceria de várias entidades e órgãos públicos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h53
No ano passado, foram colocadas cruzes em morro da Litorânea para simbolizar as vítimas do trânsito
No ano passado, foram colocadas cruzes em morro da Litorânea para simbolizar as vítimas do trânsito (Cruzes)

Neste ano, São Luís já teve 60 mortes no trânsito, de acordo com as estatísticas da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP). Para lembrar essas e outras vítimas, este domingo é o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trânsito. Em São Luís, a data se­rá marcada por uma ação na Avenida Litorânea. A programação começará às 9h e segue até as 11h30.

A violência no trânsito no Maranhão e na capital traz números assustadores. De acordo com o Mapa da Violência 2014, o Maranhão foi o estado brasileiro com maior crescimento no número de mortes no trânsito, com aumento de 150% em apenas uma década, passando de 682 mortes para 1.705 em 2012. Na capital, 60 pessoas foram vítimas de acidentes de trânsito neste ano. Em 2014, foram 94 mortes.

Amanhã, o dia será dedicado à memória de todas as vítimas fatais de acidentes de trânsito e também aos familiares, amigos e todos aque­les que sofrem a perda de entes queridos. Em 2005, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu que todo terceiro domingo do mês de novembro fosse destinado ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito.

Programação - São Luís terá uma programação especial promovida pela Campanha SOS Vida – Pela paz no trânsito, da Maçonaria do Maranhão, com o apoio de várias entidades e órgãos públicos na praia de São Marcos. A concentração para o evento será das 8h às 9h, no posto do Corpo de Bombeiros. Às 9h15, será feito o hasteamento da bandeira brasileira e execução do hino nacional. Depois disso, serão feitos pronunciamentos dos representantes da SOS VIDA, Grão-Mestres e parceiros, e entrega de documentos às autoridades.

Das 9h50 às 10h45, familiares de vítimas, representantes de entidades e demais participantes se confraternizam durante a caminhada até a praça da estátua dos pescadores. No trajeto, serão feitas panfletagem, exibição de faixas e motocicletada dos clubes de motos organizados. Na chegada, um re­­presentante da Arquidiocese de São Luís e um pastor celebrarão ato ecumênico.

Segundo Lourival Cunha, coordenador-geral da Campanha SOS VIDA, essa será a quinta edição do Dia Mundial em Memória às Vítimas de acidentes de trânsito em São Luís. Assim como os outros anos, a expectativa é que centenas de pessoas participem do ato. “Todos os anos, muitas famílias tem ido levando cartazes, faixas clamando por justiça. As penas para crimes no trânsito ainda são leves. e o processo para sentenciar os criminosos, demorado. Nesse momento, as pessoas que perderam alguém dessa forma se amparam umas nas outras”, disse.

Ele ressalta ainda que as estatísticas de mortes no trânsito em São Luís e no resto do estado são muito altas e mostram a necessidade de mais conscientização do condutor e também do pedestre. “O nosso estado e nossa capital tem uma média alta na violência no trânsito. Qualquer trajeto que se fizer Em São Luís, é possível ver imprudência não só dos veículos, mas dos pedestres também. Falta educação”, disse Lourival Cunha.

É por causa dessa necessidade que a campanha mantém uma ação permanente em faixas de pedestres, e no ano que vem irá inserir a disciplina educação no trânsito nas escolas públicas do Ma­ranhão.l

Serviço
Dia mundial em memória às vítimas de acidentes de trânsito
Local:
Praia de São Marcos
Data: 15.11.2015 (domingo)
Início: posto do Corpo de Bombeiros
Término: praça da estátua dos pescadores

Mortes no trânsito em São Luís - 2015
Janeiro –1
Fevereiro – 4
Março - 7
Abril - 7
Maio – 6
Junho – 5
Julho – 11
Agosto – 2
Setembro – 9
Outubro – 5
Novembro – 3

Total: 60 vítimas neste ano até ontem

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.