Olímpiadas

Debatido o revezamento da Tocha Olímpica no Maranhão

Símbolo dos Jogos Olímpicos passará por São Luís, Imperarriz e Barreirinhas, anunciando a realização do evento no próximo ano, no Rio de Janeiro; solenidade foi prestigiada por autoridades governamentais e desportistas

Márcio Henrique Sales/O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h53
A atleta de basquetebol Iziane Marques se emociona ao falar sobre a inclusão do Maranhão no revezamento da Tocha Olímpica 2016/Biné Morais
A atleta de basquetebol Iziane Marques se emociona ao falar sobre a inclusão do Maranhão no revezamento da Tocha Olímpica 2016/Biné Morais (Tocha Olimpica)

O ministro do Esporte, Geor­ge Hilton, participou na manhã de ontem de uma reunião no Palácio dos Leões, em São Luís, para definir as atribuições em atividades como segurança, logística e comunicação, no revezamento da Tocha Olímpica no Maranhão. Durante o encontro, foi confirmado que, além da capital, as cidades de Imperatriz e Barreirinhas receberão o principal símbolo das Olimpíadas.

O revezamento no país terá início em 3 de maio de 2016, por Brasília. De acordo com informações do Ministério dos Esportes, ainda serão definidos os dias do revezamento em solo maranhense. “Ainda estamos discutindo estes detalhes, mas é certo que serão três cidades no Maranhão a receberem a tocha aqui. Queremos que o povo maranhense empreste sua simpatia, para que a passagem da Tocha Olímpica pelo estado seja uma grande festa”, garantiu o ministro dos Esportes, George Hilton, durante pronunciamento de abertura da reunião.

Participaram do evento o governador do Estado, Flávio Dino (PCdoB); o subchefe de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo da Presidência da República, Olavo Noleto (PT); e os prefeitos de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT); de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB), e de Barreirinhas, Léo Costa (PDT).

A campeã da Copa América de Basquete em 2001 e 4ª colocada nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004, Iziane Marques, falou da importân­cia do revezamento da Tocha Olímpica para o Maranhão. “Como disse o presidente da África do Sul, Nelson Mandela, o esporte tem o poder de mudar o mundo, e espero que ele ajude a mudar o Brasil e o Maranhão. O maior legado de um atleta não são suas medalhas e troféus, mas o exemplo que ele deixa para outros jovens. A passagem da Tocha Olímpica aqui será muito importante para estimular as pessoas a olhar o esporte com outros olhos”, comentou.

No encerramento, Flávio Dino afirmou que as Olimpíadas do ano que vem serão um dos maiores eventos que o Brasil já presenciou. “Nós estamos todos unidos e engajados, para que o Maranhão faça a melhor recepção da Tocha Olímpica. Tenho certeza que as Olimpíadas serão um dos mais emocionantes eventos deste país. Para acompanhar a tocha, estou me comprometendo a emagrecer, mas não me cobrem isso, porque é uma daquelas promessas que costumamos a fazer no final do ano", grace­jou.

Após a reunião, o prefeito de São Luís (PDT), Edivaldo Holanda Júnior, disse que o município se preparará para a passagem da tocha olímpica e fará uma grande festa. "Não tenho dúvida que os trabalhos serão extremamente detalhados, pa­ra que tenhamos uma grande fes­ta nesse dia. A cidade de São Luís espera ansiosamente por esse evento", comentou.

A comitiva do ministro também contou representantes dos ministérios da Defesa, Justiça, Turismo, Cultura, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e do Comitê Organizador Rio 2016.

Nos meses que antecedem a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, marcada para as 20h do dia 5 de agosto de 2016, no Maracanã, a tocha percorrerá cerca de 330 cidades. O revezamento pelo país terá início em 3 de maio, em Brasília, e, durante mais de 90 dias, a chama Olímpica será vista em todos os 26 estados da Federação, além do Distrito Federal, passando pelas capitais e por diversos municípios em cada estado. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.