Celebração

Festejo de Nossa Senhora da Conceição começará no domingo

Atividades serão realizadas até 8 de dezembro; ao longo do período, acontecerão novenas, romarias, procissões e visita da imagem a paróquias

Atualizada em 11/10/2022 às 12h53
Imagem de Nossa Senhora da Conceição é reverenciada por fiéis
Imagem de Nossa Senhora da Conceição é reverenciada por fiéis (Santa)

O Festejo de Nossa Senhora da Conceição deste ano começará no domingo, dia 8, e terá como tema “Maria, Mãe de Misericórdia”. O evento é organizado pelo Santuário de Nossa Senhora da Conceição, localizado no bairro Monte Castelo, em São Luís, e vai se estender até o dia 8 de dezembro.

O festejo é considerado um dos maiores eventos marianos do Maranhão. Durante as atividades, serão realizadas novenas, romarias, procissões, carreatas, visita da imagem a paróquias e órgãos públicos, entre outras ações.

O dia 8 de dezembro, data do encerramento do festejo, coincidirá com o Ano Santo da Misericórdia, convocado pelo papa Francisco. Ao fim da carta lançada pelo Jubileu Extraordinário da Misericórdia, o papa Francisco recomendou a proteção de Nossa Senhora para a preparação do Ano Santo. Será um tempo em que os católicos deverão viver a misericórdia, como forma de alcançar o perdão. Na carta, o papa dá atenção especial aos presidiários e às mulheres que praticaram aborto, que são convidados a seguir o percurso da conversão autêntica.

No ano passado, a missa de encerramento do Festejo de Nossa Senhora da Conceição reuniu mais de 150 mil pessoas na Praça Maria Aragão, no centro da cidade, celebrada pelo arcebispo da cidade, dom José Belisário da Silva.

A Imaculada Conceição é uma festa litúrgica da Igreja Católica, celebrada em 8 de dezembro. A afirmação da Imaculada Conceição de Maria pertence à fé cristã. É um dogma da Igreja que foi definido no século XIX, após longa história de reflexão e amadurecimento.

SAIBA MAIS
Imaculada Conceição de Maria significa que a Virgem Maria foi preservada do pecado original desde o primeiro instante de sua existência. Nascida há dois mil anos, na zona da Palestina, Nossa Senhora teve como pais São Joaquim e Santa Ana. A maternidade divina de Maria é base e origem de sua imaculada conceição.

Programação de abertura do Festejo de Nossa Senhora da Conceição
7h, 9h e 12h
– Santa Missa do Santuário
17h – 10ª Romaria das Comunidades, saindo da Praça das Patativas em direção ao Santuário da Conceição, passado por todas as comunidades
18h – Missa de acolhida da Romaria das Comunidades no Santuário
19h30 – Show de Antônio Cardoso, no Largo do Santuário

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.