Comemoração

Crianças de bairros carentes assistem a sessão de cinema

Ação “Vamos Todos ao Cinépolis” ocorreu ontem, no São Luís Shopping, em alusão ao Dia das Crianças; muitos foram pela primeira vez ao cinema

Atualizada em 11/10/2022 às 12h54
Crianças se encantam com personagem do filme “Minions”, no Cinépolis
Crianças se encantam com personagem do filme “Minions”, no Cinépolis (Cinépolis)

A Sétima Arte, que neste ano completa 120 anos da primeira projeção, realizada pelos irmãos Lumière, na cave do Grand Café, em Paris, ainda atrai e encanta pessoas de todas as idades. Prova disso é que na manhã de ontem, cerca de 300 crianças oriundas de comunidades carentes e estudantes da rede pública de ensino participaram da ação “Vamos Todos ao Cinépolis” para assistir ao filme “Minions”, em alusão ao Dia das Crianças.

Participaram da ação no São Luís Shopping, alunos da Unidade Escolar Pedro Marcosine Bertol (Jaracati), Centro de Ensino Nerval Lebre Santiago (Camboa), Anexo Nossa Senhora Aparecida (Monte Castelo), da UEB Alberto Pinheiro e da Casa da Família.

Alguns deles foram ao cinema pela primeira vez. Foi o caso de Claudielly de Fátima, 8, e Laura Bianca, 10, estudantes do Anexo Nossa Senhora Aparecida da UEB Alberto Pinheiro, no Monte Castelo. Degustando apetitosas pipocas e bebendo refrigerante à vontade, as meninas irradiavam alegria por estar vivencian­do a emoção ímpar de assistir a um filme numa tela gigante. “Eu estou muito feliz”, disse timidamente Claudielly. “Eu nunca ti­nha ouvido falar desse filme. Eles são bem engraçados”, completou Laura Bianca, ao descrever os divertidos seres multicelulares ama­relos que levaram mais de 1 bilhão de pessoas aos cinemas só neste ano. O filme tem a 10ª maior bilheteria de todos os tempos, sendo a segunda animação de maior bilheteria, perdendo apenas para “Frozen”.

A felicidade também tomou conta do coração de Andrea Ma­tos, coordenadora pedagógica do Anexo Nossa Senhora Aparecida. A escola atende várias crianças do Retiro Natal, Coreia de Cima, Macaúba, Areinha, Ilhinha e áreas adjacentes. “Se não fosse essa ação social, não teríamos como levar as crianças para o cinema. É um lazer caro para muitas famílias e como muitas são bem carentes, ter contato com essa realidade poderia demorar um pouco”, comentou.

Alegria
O sentimento de gratidão da gestora escolar Maria Evarista Vieira, da UEB Pedro Marcosini Bertol, ficou pequeno diante da alegria estampada no rosto dos seus 86 alunos. “Trouxemos crianças que têm contato com uma realidade bem diferente dessa que assistimos no cinema. Nossa escola está condenada estruturalmente e vamos passar por uma reforma. Atualmente, estamos concentran­do nossas atividades na Camboa, ou seja, um bairro um pouco distante de onde a maioria reside, que é no Jaracati.

“Mesmo morando praticamente ao lado do shopping, muitas de­las não têm acesso a esse tipo de lazer e comemorar o dia delas num passeio divertido como essa e nos dá uma sensação de alívio e dever cumprido. Elas merecem”, salientou a educadora.
Esta é a primeira edição do projeto “Vamos Todos ao Cinépolis” no Brasil, que em todas as suas 43 unidades levou a magia do cinema para mais de 11 mil crianças carentes. A ação surgiu no México, em 1998.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.