Reforma

Helder Barbalho toma posse na Secretaria de Portos

Novo ministro quer avançar nos arrendamentos de portos públicos, com modernização de estruturas

Portal Brasil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h54
Barbalho foi ministro da Pesca e Aquicultura
Barbalho foi ministro da Pesca e Aquicultura (Helder Barbalho)

Ex-ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho tomou posse nesta terça-feira (6) como ministro-chefe da Secretaria de Portos. A cerimônia de transmissão de cargo foi realizada na sede da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), em Brasília.

Edinho Araújo, ex-chefe da Secretaria de Portos, disse que deixa o cargo com a certeza de dever cumprido. “As amarras que impediam o setor de crescer foram removidas”, comentou, em relação às conquistas atingidas em sua gestão, como a liberação pelo Tribunal de Contas da União (TCU) das licitações das primeiras áreas portuárias – especialmente no Estado do Pará e na cidade paulista de Santos.

Helder Barbalho afirmou que dará prosseguimento ao legado de seu antecessor. “Boa parte das ações que devemos fazer já estão previstas nos diversos planos e programas desta pasta. Ou seja, agora, mais do que nunca, temos que dar continuidade ao trabalho realizado.”

O crescimento do setor e o melhoramento das condições de trabalho dos profissionais empregados na cadeia produtiva estão entre os objetivos da secretaria. “É o que o Brasil espera. E é o que vamos fazer”, garantiu.

O novo ministro de Portos reforçou que é o momento para avançar nos arrendamentos dos portos públicos, modernizando estruturas e aperfeiçoando logísticas.

“Esta é uma pasta estratégica, vital para impulsionar a atividade produtiva, aumentar a eficiência do escoamento e facilitar as exportações. Hoje, a via marítima representa mais de 80% do fluxo de comércio em dólares e cerca de 95% das toneladas exportadas”, enumerou.

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), que foi conduzido por Barbalho ao longo de nove meses, será integrado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Já Edinho Araújo retoma seu mandato como deputado federal.

Ainda esta semana, Helder Barbalho deve se encontrar com a equipe técnica do Ministério do Planejamento para planejar as novas licitações de portos públicos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.