Fazendo sua parte

Semana da Sustentabilidade leva ao público extensa programação

Evento, promovido pelo Grupo Mirante e parceiros, acontece até amanhã na Praça de Eventos do Shopping da Ilha, com atividades iniciadas às 14h; temática são as ações desenvolvidas por empresas em prol do planeta

Atualizada em 11/10/2022 às 12h54
Crianças brincam com jogo que estimula economia de energia em estande da Cemar no Shopping da Ilha
Crianças brincam com jogo que estimula economia de energia em estande da Cemar no Shopping da Ilha (Semana da Sustentabilidade)

Arte, diversidade cultural e oportunidade de nova fonte de renda. Estas foram ações que marcaram o terceiro dia de atividades da Semana da Sustentabilidade, que acontece até amanhã, na Praça de Eventos do Shopping da Ilha. O evento é promovido pelo Grupo Mirante com apoio da Alumar, Companhia Energética do Maranhão (Cemar), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Instituo Ecoa de Gaia. Ontem, a programação teve continuidade com oficinas que repassaram informações sobre a preservação da natureza e reciclagem de produtos, exposição, exibição de documentários e shows regionais.

Uma das atrações disponíveis ao público foi a exposição “35 anos Alumar”, em que foram expostas, por meio de painéis, as ações promovidas pela empresa, nos últimos meses, relacionadas à preservação do meio ambiente. “ Por meio desse tipo de atividade, além de valorizar o nome da empresa no cenário local, reforçamos o compromisso da Alumar com a conservação dos nossos bens naturais, tão presentes em nosso estado”, destacou a superintendente de Relações Institucionais da Alumar, Joana Burgos.

A empresa também ofereceu em seu estande uma apresentação cultural com membros da Associação de Pais e Amigos Excepcionais (Apae), que fizeram uma representação da tradicional Festa do Divino, que ocorre anualmente na cidade maranhense de Alcântara. “ Estamos também com essa parceria com a Apae que auxilia centenas de pessoas em nossa capital e que precisa de nossa ajuda”, completou.

Economia - Em outro estande, também situado na Praça de Eventos do Shopping da Ilha, a Cemar ofereceu serviços de consultoria sobre como economizar energia no ambiente doméstico e registrou pessoas que desejavam se inscrever no projeto Ecocemar, organizado pela própria companhia e que oferece descontos na conta de energia a partir da doação voluntária de resíduos sólidos, por parte de clientes.

No espaço voltado para a exibição cinematográfica, foram exibidos ontem os documentários “São Luís nos 4 cantos” e “Carlos e Zelinda”. Paralelamente, representantes da Associação das Mães do Rio Grande ministravam uma oficina em que ensinavam os participantes a confeccionar produtos de palha de buriti. “É uma oportunidade de a gente vir ao shopping e aprender uma coisa nova, uma atividade diferente, que pode ser até reaproveitada por nós no futuro, como fonte de renda”, disse a dona de casa Maria de Lourdes Ferreira, de 56 anos.

Para encerrar as atividades do dia, houve shows de Chiquinho França e Djalma Chaves. “Sempre que a gente faz esse tipo de evento, a gente também busca priorizar a participação dos cantores locais. Em geral, a organização da Semana está satisfeita com a mobilização das pessoas e do público”, destacou a coordenadora de Eventos do Grupo Mirante, Cristina Almeida.

Programação

14h - Visitação à Exposição “35 Anos Alumar” – Alumar; exibição do Documentário “São Luís nos 4 Cantos” - Cemar

14h às 16h - Oficina de Reaproveitamento de Garrafa PET – Sebrae; Jogo do Facebook - Cemar

16h - Action com a Comunidade Vila Dom Luís Itaqui-Bacanga – Alumar; Ação Promocional 3X4 – Cemar; Oficina de Metareciclagem – Cemar e exibição do Documentário “Carlos e Zelinda”, de Celso Borges e Beto Matuck - Cemar

16h30 - Palestra sobre a Importância da Água - Alumar

17h - Atividades Recreativas - Alumar

18h - Oficina de artesanato com fibra de buriti (porta-celular) – Alumar; oficina de Brinquedos de PET - Cemar

19h - Show com Flávia Bittencourt - Cemar

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.