Literatura

Homenagens marcam abertura da 9ª edição da Feira do Livro

Com presença da patrona Maria de Lourdes Lacroix, evento reuniu público que já visitava os estandes antes mesmo do ato de abertura

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h54
Visitantes conferem os títulos à disposição na Feira do Livro de São Luís
Visitantes conferem os títulos à disposição na Feira do Livro de São Luís (Feira do Livro 2015)

Com o tema “Cidade livre, cidade do livro”, a 9ª edição da Feira do Livro de São Luís (FeLis) foi aberta na noite de ontem, na Casa do Maranhão (Praia Grande), em evento que contou com a participação de intelectuais e outros membros da sociedade civil. Durante o primeiro dia de atividades, além das boas-vindas ao público, também foram feitas homenagens a escritores locais, entre eles a historiadora Maria de Lourdes Lauande Lacroix que, este ano, é a patrona do evento.

A abertura contou com a participação de autoridades, entre elas, o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior. A escritora Maria de Lourdes Lacroix - que lançou na abertura o livro “História da Medicina do Maranhão” - destacou o sentimento pessoal por ter sido escolhida a patrona do evento. “Confesso que fiquei surpresa com a escolha. Não me considero uma das intelectuais do nosso estado. Em todo caso, decidi aceitar o convite”, disse.

Mesmo antes da abertura, por volta das 19h30 de ontem, o público que prestigiou a atividade teve contato com os estandes – montados ao lado da Praça dos Catraeiros – que expuseram obras de diferentes segmentos temáticos (desde biografias, passando por histórias infantis a livros religiosos, dentre outros). “Já aproveitei a ocasião para, de qualquer forma, comprar o meu livro e ler em casa ainda hoje [ontem]”, disse o aposentado Francisco Oliveira, de 67 anos, que prestigia a feira pelo quinto ano consecutivo.

Além de idosos, crianças também estiveram entre os leitores do primeiro dia da 9ª edição da FeLis. “Eu gosto de ler. A minha mãe sempre lê para mim”, disse o jovem Moisés Andrade, de apenas 7 anos.

Segundo a organização da FeLis, o objetivo do evento é proporcionar o hábito da leitura desde os primeiros anos de vida. “Esta formação vem desde a escola, passa pelo ambiente de casa e também por eventos como este, em que a criança se depara com diversas obras importantes e que facilitam o seu aprendizado”, disse a coordenadora da FeLis, Rita Oliveira.

Hoje, a programação conta com a palestra do membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), Antonio Carlos Secchin, às 20h, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.