Guia

Cultura árabe em livro

Guia intitulado “Líbano - Um Oásis no Oriente Médio”, do escritor Roberto Khatlab, será lançado amanhã, às 19h, no restaurante temático Al Khalifa, espaço gastronômico-cultural instalado no Calhau

Atualizada em 11/10/2022 às 12h54
Publicação é um guia sobre o Líbano
Publicação é um guia sobre o Líbano (Capa do livro)

Um guia turístico, histórico, arqueológico, religioso e cultural sobre o Líbano será lançado amanhã em São Luís, às 19h, no restaurante Al Khalifa Gastronomia Árabe (Calhau). Chama-se “Líbano - Um Oásis no Oriente Médio”, do escritor Roberto Khatlab, brasileiro que mora há mais de 20 anos em Beirute, a capital daquele país. Com assinatura da editora piauiense Zahle, a obra foi editada pela jornalista Marta Tajra, que comanda a editora há nove anos. Ela e a proprietária do restaurante, Leslie Trovão, serão os cicerones do evento, que acontecerá na área externa da casa.

“Líbano – Um Oásis no Oriente Médio” é a segunda publicação da editora Zahle, cujo nome é uma homenagem a uma cidade libanesa. Traz ainda projeto gráfico do design gráfico Tupy Neto. O guia vem com 454 páginas de informações e fotos. Trata-se do único guia completo sobre o Líbano editado em língua portuguesa. Com informações precisas e atuais sobre a história e a geografia das cidades e vilarejos, o autor leva os leitores a passearem pelos sítios arqueológicos, pela cultura, gastronomia, costumes, lendas, tradições, museus, templos religiosos, mesquitas, igrejas, mercados e praias.

Lançamento - “É oportuno o lançamento deste guia aqui em São Luís, já que no Maranhão temos muitas famílias descendentes de libaneses. Os sobrenomes árabes são facilmente reconhecidos em nossa sociedade e as contribuições dos imigrantes e descendentes são muitas para o nosso estado. O restaurante Al Khalifa, por exemplo, é fruto de uma parceria com a Colônia Sírio-Libanesa do Maranhão e é um espaço gastronômico-cultural”, disse Leslie Trovão (sobrenome oriundo do original “Raad”, do árabe).

Para obter as informações, Roberto Khatlab percorreu praticamente todo o território libanês visitando as cidades e vilarejos publicados no guia e oferece ao leitor informações de cada uma das cidades e vilas citadas. O guia discorre ainda sobre a rota do vinho, onde os fenícios, ancestrais dos libaneses, foram os primeiros a fermentar o suco de uva das cepas que nasciam nas encostas do Monte Líbano, há cinco mil anos. Um dos objetivos do guia é mostrar o Líbano sem os estereótipos ocidentais de guerras, que predominam nos meios de comunicação.

“Mostramos um Líbano vivo com turistas, vida cultural e noturna animadas onde acontecem festivais de verão, concertos musicais, exposições, feiras, concursos de miss, enfim, um país rico, tanto em história como em economia”, comentou o autor.

Cedro - O Líbano é um pequeno país banhado pelo Mar Mediterrâneo, cercado de montanhas que se cobrem de branco no inverno e privilegiado por imensas florestas onde o cedro é seu símbolo máximo. Guarda em seu subsolo o segredo de muitas civilizações antigas, milênios de história e de cultura. Pátria dos antigos fenícios, é também a pátria de muitos imigrantes que chegaram ao Brasil no fim do século XIX e começo do século XX, inclusive para o Nordeste, onde se dedicaram ao comércio e indústria.

Roberto Khatlab é paranaense e vive no Líbano há mais de 20 anos. É Doutor em Teologia e estudou História, Filosofia e Arqueologia. É autor de mais de 20 livros publicados em português, espanhol, francês, inglês e árabe, sendo a maioria deles abordando o tema da imigração árabe no Brasil. Atualmente, é diretor, além de fundador, do Centro de Estudos e Culturas da América Latina, na Universidade Saint-Esprit de Kaslik, em Beirute.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.