Moda

Tatuagem solar é moda no verão

Especialistas alertam que a prática pode causar graves danos à saúde e até câncer de pele

Atualizada em 11/10/2022 às 12h54
(tatuagem)

A nova moda do verão é a sunburn art, que se propaga pelas redes sociais com a hashtag #sunburnart. É uma espécie de tatuagem criada pelo bronzeado do sol: os desenhos surgem ao se passar protetor solar em apenas algumas áreas ou ao bloquear os raios com moldes. Mas os especialistas alertam que a prática pode favorecer o envelhecimento precoce e o câncer de pele.
Segundo informou o dermatologista Barney Kenet, “é óbvio que queimaduras de sol têm dois efeitos sobre você: dão rugas e sardas, e também causam câncer de pele, principalmente melanoma”. Para o médico, a moda da tatuagem solar torna-se ainda mais perigosa pelo fato de fazer com que as pessoas permaneçam mais tempo sob o sol para que a “tatuagem” fique mais visível.

Bronzeado
De acordo com a dermatologista Carla Albuquerque, não é possível fazer “sunburn art” de maneira segura. “Não existe bronzeado saudável, mesmo que a vermelhidão da pele não seja evidente. O bronzeado nada mais é que uma reação da pele que, para se proteger dos danos causados pela radiação ultravioleta, produz mais melanina. À medida que esse bronzeado se estabelece para fazer essas ‘tatuagens’, o dano à pele já ocorreu. Vale lembrar que os efeitos são cumulativos. Portanto, a pele tem memória para essas queimaduras/bronzeados e os efeitos negativos podem vir com o tempo”, alertou.
A “sunburn art” também pode trazer consequências em curto prazo, como ardor, vermelhidão, mudança da textura da pele e até bolhas. “Penso que, quando somos jovens, não pensamos que um dia iremos envelhecer e que teremos de cuidar das consequências do que ‘plantamos’ no passado. Colocar a saúde da pele em risco seja em curto, médio e longo prazo por conta de uma ‘moda’ é, ao meu ver, dispensável”, finalizou Carla. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.