Itaipava do Grajaú

Continua cativeiro de profissionais mantidos presos por índios

Desde a terça-feira três profissionais estão sendo mantidos presos

Leandro Santos/O Estadp

Atualizada em 11/10/2022 às 12h55

Desde a última terça-feira, índios da Toco Preto e Severino, da etnia Timbira, no município de Itaipava do Grajaú, mantêm reféns um médico cubano do programa Mais Médicos, do Governo Federal, além de um dentista e um motorista. Até o fechamento desta edição, eles continuavam presos.

As exigências dos indígenas são basicamente na área da saúde. Eles exigem a presença de técnicos em enfermagem, um carro para transportar os doentes, a instalação de um poço artesiano e de um posto de saúde.

As pessoas mantidas presas pertencem ao Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei). O órgão informou ontem que estava tomando as medidas necessárias para atender as reivindicações dos indígenas de Itaipava de Grajaú.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) informou que tomou conhecimento do caso e que está prestando o apoio necessário à Polícia Federal para a resolução do impasse, uma vez que cabe à ela a negociação com os indígenas para a liberação dos reféns.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.