Segurança

Estudantes participam de atividades da Exposegma

Evento, na Praça Maria Aragão, teve apoio da PM, PRF e Corpo de Bombeiros

Atualizada em 11/10/2022 às 12h56

Alunos de escolas públicas de São Luís participaram de atividades da Exposição sobre Segurança no Maranhão (Exposegma) durante todo o dia de ontem na Praça Maria Aragão. A exposição teve apoio das tropas especiais da Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBM), Grupo Tático Aéreo (GTA), Grupo de Escolta e Operações Penitenciárias (Geop), Marinha, Exército, Aeronáutica, Disque Denúncia, Guarda Municipal de São Luís, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria Estadual de Educação, Defensoria Pública e outros.

A Exposegma foi aberta às 18h de terça-feira, dia 4, com palestras sobre segurança pública e ao longo do dia de ontem, além da exposição de armamentos, veículos, equipamentos e fardamentos utilizados pelas forças de segurança em São Luís, foram oferecidos serviços como assistência jurídica, emissão gratuita de Carteira de Identidade e de atendimento médico no Caminhão da Mulher.

Instalada na Praça Maria Aragão, centro de São Luís, a exposição atraiu muitas pessoas que passavam pelo local, como Mariana de Oliveira, que aproveitou a oportunidade para trocar a Carteira de Identidade. "Eu vi a movimentação, todas essas viaturas e policiais aqui e fiquei curiosa. Chegando, descobri que estavam tirando Carteira de Identidade e como não tinha fila aproveitei para trocar a minha que estava muito rasurada. O atendimento foi rápido e eu recebi na hora", afirmou.

Mas eram as crianças as curiosas com o evento. Grupos de alunos de diversas escolas e de idades variadas passearam pelos estandes e aproveitaram para conhecer e tirar suas dúvidas sobre o trabalho e os equipamentos à mostra. A pequena Anielly Pereira, de 6 anos, queria saber tudo sobre os equipamentos utilizados pelo Corpo de Bombeiros e até pediu para subir na escada Magirus. "É muito alta e eu já olhei eles usando pela televisão, mas a gente não pode subir. Apenas os bombeiros", disse.
No estande do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), alunos eram educados sobre a Lei Seca e a legislação de trânsito. Dicas como atravessar apenas na faixa de pedestres, não ultrapassar o sinal vermelho ou não dirigir em alta velocidade foram repassadas às crianças. "Se a gente não tomar cuidado, acontece um acidente, por isso, precisamos dirigir do jeito certo", afirmou Ramon Martins, 9 anos.

Já o Instituto Brasileiro de Políticas Públicas (IBRAPP), uma instituição do terceiro setor, com foco no desenvolvimento institucional do setor público, que visa através de parcerias contribuir para a melhoria constante da qualidade dos serviços executados pela administração pública, que tem sede no Maranhão e atua em 11 estados, participou da Exposegma em busca de parceira para o lançamento do Núcleo de Atendimento Integrado Psicossocial para Policiais (NAIPP), um projeto na área de saúde familiar mental, que oferece serviços de apoio familiar e psicológico ao enfrentamento, de forma preventiva a distúrbios emocionais e/ou mentais que frequentemente acometem policiais e familiares por conta da rotina de suas atividades.

MAIS
A Exposição sobre Segurança no Maranhão (Exposegma) é um projeto pioneiro no estado. É uma política de segurança voltada para ações de caráter preventivo e educativo, que desenvolve exposições de trabalhos policiais. Tem por objetivo aproximar a comunidade dos órgãos estaduais, municipais e federais. Esta foi a quarta edição do evento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.