Habilitação

Mais de 22 mil se inscreveram no CNH Jovem

Lista final com os selecionados para o programa será divulgada no dia 12 deste mês; maioria dos inscritos é mulher

Atualizada em 11/10/2022 às 12h56

As inscrições para a 1ª edição do CNH Jovem foram encerradas na sexta-feira (31) e totalizaram mais de 22 mil estudantes maranhenses inscritos. Este ano, o programa oferece 2 mil CNHs gratuitas, metade para os estudantes com melhores notas no Enem 2014 e as demais serão por sorteio feito pela Loteria Federal. A lista dos selecionados será divulgada no dia 12.

No total, 22.505 estudantes se inscreveram. As inscrições vieram de 213 cidades maranhenses - somente Água Doce do Maranhão, Buritirana, Fernando Falcão e Marajá do Sena não possuem candidatos. Com o fim das inscrições, o Detran-MA pôde identificar também que a maior parte dos inscritos é do sexo feminino, 59%, e 81% de todos os participantes pertencem às cidades onde o trânsito é municipalizado.

Amanhã, o Detran-MA divulga a lista final de candidatos aptos a participar do programa, segundo a triagem feita com base no Enem 2014. Mesmo quem fez o exame, mas deixou de comparecer a alguma prova, fica de fora.

Etapas - A lista dos jovens selecionados para o CNH Jovem deste ano será divulgada no próximo dia 12, no Dia Internacional da Juventude, data em que o Governo do Estado receberá da Caixa Econômica a relação dos mil sorteados pelo sistema da Loteria Federal. Os outros mil candidatos saem da classificação no último Enem, segundo o ranking de notas neste exame.

Depois de divulgada a seleção, os jovens terão o período de 20 de agosto a 30 de setembro, para comparecer à sede do Detran-MA, ou a um dos postos avançados na capital e nas 15 Ciretrans, com os documentos exigidos pelo programa para realizar a abertura do Cadastro RENACH. O candidato poderá optar pela categoria a que pretende iniciar o processo para de obtenção da 1ª CNH: A, B ou AB.

Uma vez aprovado nos exames de avaliação psicológica e de aptidão física e mental, o jovem selecionado no Programa poderá se dirigir a qualquer Centro de Formação de Condutores (CFCs) que tenha aderido ao Programa para iniciar o seu curso para a obtenção da carteira. A lista completa com os CFCs parceiros está na página criada para o programa: http://cnhjovem.detran.ma.gov.br/CNHJovem/.

Mais

Puderam se inscrever no CNH Jovem estudantes com idade entre 18 anos e 21 anos completos, que cursaram e concluíram o ensino médio em escola da rede pública do Maranhão. Além disso, o programa exigiu que o candidato possuísse residência comprovada em território maranhense e tivesse participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no exercício de 2014. Outra exigência era não ter sido condenado judicialmente, na esfera cível ou criminal, por prática ilícita segundo a legislação de trânsito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.