Convênio

Ministério Público e Conselho de Farmácia assinam convênio

Ação ajudará CRF em operações contra irregularidades nos estabelecimentos farmacêuticos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h56

O Ministério Público do Maranhão (MP) e o Conselho Regional de Farmácia (CRF) firmaram hoje convênio que visa a articulação e conjugação de esforços para assegurar melhor implementação de suas atribuições legais.

O termo, que teve a iniciativa do promotor de justiça Herbert Costa Figueiredo, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Saúde do MP, foi assinado pela procuradora-geral de justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha, e pela presidente do CRF, Maria José dos Santos da Silva.

Com a cooperação, o Ministério Público poderá ter acesso ao cadastro de profissionais registrados no conselho que sejam interessados em prestar serviços de assessoramento técnico-científico, para a instrução de processos judiciais ou procedimentos administrativos presididos por membros do MP.

Estes serviços podem ocorrer na forma de vistorias, perícias, pareceres, consultas, avaliações, reavaliações, entre outras. Pelo termo, o Conselho de Farmácia poderá obter apoio dos promotores de justiça nas ações de fiscalização que visem apurar agressões a direitos relacionados ao consumidor e à saúde.

Para a presidente do CRF, a parceria será particularmente importante no momento das ações que a entidade promove para verificar irregularidades nos estabelecimentos farmacêuticos. “Atualmente, quando encontramos algo ilegal, somente notificamos a Vigilância Sanitária. A possibilidade de atuação conjunta dará maior eficácia”, comemorou Maria José Luna.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.