Adesão

Feriado mudará a rotina de São Luís na próxima semana

De acordo com a CDL, lojas da Rua Grande e shoppings terão horários diferenciados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h56

O feriado de terça-feira, dia 28, de Adesão do Maranhão à Independência do Brasil, vai alterar a rotina de São Luís. De acordo com a Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL), os empreendimentos da Rua Grande e dos shoppings da capital funcionarão em horários alternativos. Os supermercados, segundo a associação que responde aos interesses desse tipo de negócio, funcionarão normalmente.

Ainda segundo a CDL, as lojas do principal centro comercial de São Luís funcionarão das 8h às 14h no dia 28. A CDL informou também que o horário obedece a acordo firmado entre os comerciários e a classe patronal. A entidade representativa dos lojistas da capital maranhense informou ainda que o trabalho nesta data, ou seja, no dia 28, é "extraordinário" e a empresa que utilizar a mão de obra de seu empregado deverá pagar uma gratificação no valor de R$ 30,00 ao fim do expediente.

A CDL informou também que as lojas dos shoppings da cidade (São Luís, da Ilha, Rio Anil, Pátio Norte e Tropical) estão orientadas a abrir das 14h às 20h, também obedecendo orientação da entidade. Procurada por O Estado, a assessoria do Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB) informou que as agências da cidade não deverão abrir as portas no dia 28, retornando ao expediente normal no dia seguinte, 29.

A assessoria do SEEB informou ainda que, apesar da orientação às agências, cabe a cada empresa determinar se abrirão as portas dos bancos neste dia, em regime extraordinário. Já as delegacias e os hospitais deverão funcionar no feriado apenas em regime de plantão.

Em nota encaminhada pela assessoria de comunicação, a Prefeitura de São Luís informou que decretou ponto facultativo nos órgãos da administração direta, indireta, autárquica e funcional do poder executivo municipal na segunda-feira, dia 27, antecipando, portanto, o feriado. Ainda segundo a Prefeitura, os serviços municipais voltarão à regularidade na terça-feira.

A Prefeitura informou ainda que, durante os feriados e pontos facultativos, os serviços públicos considerados essenciais garantirão o atendimento por meio de escalas de serviço ou plantão. Desta forma, segundo a Prefeitura, "ficam preservados os serviços essenciais relativos às áreas de urgência como saúde, limpeza pública, guarda municipal, fiscalização de trânsito e terminais de integração de passageiros".
No Estado, o feriado será dado para os servidores do quadro no dia 27, voltando ao expediente normal no dia 28.

SAIBA MAIS
O Poder Judiciário
deverá funcionar em regime de plantão nos dias 27 e 28 deste mês. De acordo com informações do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ), deverão atender às demandas de caráter urgente, nas esferas cível e criminal, os desembargadores Froz Sobrinho e José Luiz Almeida. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) também não terá expediente na segunda-feira, dia 27, retornando às atividades na terça-feira, dia 28. No Ministério Público do Maranhão (MP), não haverá expediente na segunda-feira e na terça-feira, dias 27 e 28, retornando às atividades na quarta-feira, dia 29.

COMO FICA O FERIADO
Lojas da Rua Grande - Das 8h às 14h, no dia 28
Shoppings (lojas) - Das 14h às 20h (funcionamento normal dos cinemas e praças de alimentação)
Supermercados - funcionam normalmente
Órgãos do Município - Suspenderão expediente na segunda-feira (27) e retornam à rotina no dia 28
Órgãos do Estado - Até o fechamento desta edição, não houve res-posta
Órgãos do Judiciário - Expediente em regime de plantão nos dias 27 e 28
Bancos - Em tese, não abrirão as portas no dia 28
Delegacias e Hospitais - Em regime de plantão
TRE - Não funciona na segunda-feira, dia 27
Ministério Público- Não funciona na segunda-feira, dia 28 e na terça, dia 29.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.