Sem acordo

Após uma semana sem coleta, lixo ocupa região metropolitana de SL

Depois de uma reunião sem resultados, uma segunda tentativa de negociação entre empregados e a empresa que concede os serviços para os municípios de São José de Ribamar e Paço do Lumiar está marcada para amanhã, enquanto isso a sujeira se acumula

Atualizada em 11/10/2022 às 12h56

[e-s001]Vários bairros da Região Metropolitana de São Luís estão tomados por lixo, por causa da greve de agentes de limpeza de São José de Ribamar e Paço do Lumiar. As atividades estão paralisadas há nove dias. Sem coleta, sacos de lixo se acumulam sobre as calçadas, exalando mau cheiro para as casas vizinhas e atraindo insetos.

Com a greve dos agentes de conservação e limpeza pública, a Estrada da Maioba (MA-202) tem uma pilha de lixo a cada esquina. Sacolas de supermercados e caixas de papelão cheios de lixo continuam sendo descartadas nas calçadas, nos pontos onde os agentes costumavam fazer o recolhimento, e estão causando problemas para a comunidade.

A comerciante Luzinete Siriano é uma das moradoras da avenida que tenta diminuir os impactos negativos que a falta de coleta de lixo vem provocando. Para evitar que cachorros de rua rasguem os sacos e os resíduos exalem mau cheiro, ela coloca o lixo em sacos de estopa reforçados. "Já tem mais de uma semana que estamos passando por isso. O carro não passa, e a gente tem de dar um jeito para não ser pior", disse.

Como nem todos os moradores da via tem o mesmo cuidado, todos estão sofrendo com o acúmulo de lixo. Em alguns pontos, as pessoas estão queimando o lixo para reduzir o volume. Outros preferem retirar o lixo da frente de suas casas e descartam em uma área verde na entrada do Parque Jair. Nessa área, eles também ateiam fogo aos sacos, o que pode contribuir para um desequilíbrio ambiental.

[e-s001]No Alto Turu e Parque Vitória, a situação é semelhante. As lixeiras estão lotadas de sacos. Na Avenida Nossa Senhora da Vitória, o caminhão compactador passa às terças e quintas-feiras e aos sábados. O comerciante Valdino Corrêa Belfort, seu Vadico, afirmou que o lixo tem exalado um forte mau cheiro, principalmente à noite.

Ele tenta arrumar os sacos que moradores de outras ruas jogam em frente ao seu comércio, mas a quantidade de lixo é muito grande. Apesar dos problemas que tem enfrentado, ele não recrimina os trabalhadores que estão em greve. "Concordo com a greve, porque eles têm de reivindicar seu direito, o reajuste de salário. Já me aposentei e sei como é ter que brigar pelos nossos direitos. O que falta é um posicionamento sério da empresa deles", disse.

Negociação - No dia 20, segunda-feira, os agentes de limpeza de São José de Ribamar e Paço do Lumiar tiveram uma reunião de mediação com a empresa Eco-V, que presta os serviços para esses municípios. A reunião aconteceu na sede do Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA), em São Luís.

[e-s001]Na ocasião, a empresa ofereceu reajuste salarial de 7,13% para a categoria. Mas o valor foi rejeitado. Os trabalhadores reivindicam reajuste de 15%, tíquete de R$ 550,00 e melhores condições de trabalho. Como a empresa não apresentou nenhuma contraproposta, um novo encontro foi marcado para amanhã, às 8h, na sede do MPT-MA, em São Luís.

A Prefeitura de São José de Ribamar informou que já notificou a empresa, sob pena de multa, no sentido de que a mesma garanta, enquanto não houver acordo com os trabalhadores, o efetivo mínimo de 50% dos agentes de limpeza nas ruas trabalhando. O governo municipal continua trabalhando para que esse impasse que envolve classe patronal e trabalhadores seja resolvido com brevidade e não mais cause prejuízos à população.

Já tem mais de uma semana que estamos passando por isso. O carro não passa e a gente tem que dar um jeito para não ser pior"Luzinete Siriano, comerciante

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.