Ocorrência

Preso suspeito de atirar em PM durante tentativa de assalto

Rafael Silva Pinto foi preso em sua casa no Altos do Calhau; ele e outras duas pessoas tentaram assaltar um policial militar, que acabou baleado na perna durante a ocorrência

Leandro Santos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h56

A Polícia Civil prendeu na manhã de ontem Rafael Silva Pinto, de 25 anos, o Pipoca, suspeito de ter participado da tentativa de assalto ao policial militar Luis Martins Pinto, crime esse que aconteceu na noite de quarta-feira, 15. Na ocasião, o PM levou um tiro na perna. A prisão foi realizada pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) durante uma operação coordenada pelos delegados Carlos Alessandro Assis e Valdenor Viegas. O criminoso foi detido em sua residência no bairro Altos do Calhau.

De acordo com as investigações, Rafael Silva é integrante de uma facção criminosa que disputa o controle do tráfico de drogas na região metropolitana. Além disso, ele é um dos principais comparsas de Jackson Pereira da Silva, o Amarelinho, que foi preso há cerca de três semanas e é apontado como uma dos principais líderes dessa facção.

Na casa de Pipoca, os policiais encontraram diversos objetos como celulares, cordões e bolsas que foram furtados. Uma balaclava e um colete a prova de balas com o nome da facção a qual o criminosos pertence também foram encontrados. Todos esses materiais foram apreendidos e levados para a Seic, no Bairro de Fátima.

De acordo com o delegado Carlos Alessandro Assis, as outras duas pessoas que estavam na companhia de Rafael Silva no momento da tentativa de assalto do policial militar já foram identificadas. As investigações seguem agora no sentido de localizar os dois criminosos.

Crime - O sargento do 1º Batalhão da Polícia Militar (1º BPM) Luis Martins Pinto, foi baleado durante uma tentativa de assalto registrada na noite de quarta-feira, 15, no bairro do Bequimão, em São Luís. O policial levou um tiro na perna disparado pelos bandidos que estavam em um veículo.

O caso aconteceu por volta de 23h20, próximo ao distrito policial do bairro. De acordo com o coronel Pedro Ribeiro, responsável pelo Comando de Policiamento da Área metropolitana I (CPAM I), o sargento estava no seu veículo na companhia de sua esposa, quando foi interceptado por criminosos que também estavam em veículo.

Os criminosos não sabiam que se tratava de um policial. Houve troca de tiros e no final o sargento Luis Martins Pinto acabou sendo atingido com um tiro em uma das pernas. No momento do confronto, a mulher do militar se abaixou e por isso não foi atingida.

Após o confronto, os bandidos fugiram, mas há informações de que também foram alvejados. No veículo do policial é possível ver diversas perfurações. O sargento Luis Martins foi socorrido e passa bem.

MAIS

Na Seic, Rafael Silva Pinto confessou a participação no crime. Ele também revelou que já praticou homicídios e que foi autuado por porte ilegal de arma de fogo. O criminoso foi autuado por tentativa de assalto e associação criminosa, sendo levado posteriormente para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.